Quer saber quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte? Continue a leitura e compreenda os principais pontos que você deve dar atenção sobre o empreendimento para chegar ao valor de investimento. Entenda as táticas empresariais para fazer o negócio dar certo!
Mas, de fato, quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte? Se você está se preparando para dar início a este empreendimento, deve ter em mente o bom faturamento mensal da empresa. No entanto, o investimento inicial deve contar com funcionários, fornecedores e toda a parte decorativa da farmácia.
Quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte?
Quem quer abrir uma farmácia pequena precisa pensar, sobretudo, em todos os itens necessários para a abertura do negócio. É preciso dar atenção aos balcões, estantes expositivas de medicamentos e cosméticos, caso queira trabalhar com esse tipo de produto também, uniformes dos funcionários, telefones, computadores e uma série de outros equipamentos pertinentes.
A média desse investimento pode abranger os R$30mil a R$50mil, dependendo dos pontos a serem mencionados, a seguir. Contudo, lembre-se que quanto mais investir no negócio, maior será o retorno mensal do faturamento. A dica para alcançar o sucesso dessa empresa é não esquecer da prestação de um bom atendimento ao público. Isso alavanca, portanto, as suas vendas e faz com que os clientes comentem positivamente sobre a farmácia para outras pessoas – o melhor marketing que você pode abranger para o seu negócio.
Equipamentos necessários
A empresa precisa focar, antes de qualquer coisa, na área de estoque. Esse cômodo da farmácia deve ter espaço suficiente para que se mantenha a organização de todos os produtos e remédios. Portanto, na soma do investimento, há a necessidade de acrescentar os valores os seguintes equipamentos:
- estantes expositivas;
- bancada de atendimento e caixas;
- computadores;
- sistema de segurança com câmeras;
- aparatos para exposição de vitrine;
- geladeira;
- objetos expositores;
- reforma do local.
Além disso, toda a decoração da farmácia deve ser incluída nos valores a serem investidos. Isto porque, a melhor forma de chamar a atenção do seu público, é disponibilizando um ambiente agradável, bem decorado e com o suporte necessário para o atendimento. Decore a farmácia com informações positivas e escolha cores neutras.
Localização
Não esqueça, também, que a localização do negócio é ponto importante para saber quanto custa abrir uma farmácia de pequeno porte. Isto porque, a depender do bairro ou região central pretendida, o valor do aluguel ou da compra do ponto pode ser alto. Uma dica interessante é fazer o investimento em shoppings. Essas estruturas são pertinentes para pessoas que gostam de passear aos fins de semana e aproveitam para fazer as compras semanais.
Um aluguel de um ponto comercial pequeno fica estimado entre R$1000 a R$5000 por mês. Estude todas as possibilidades, antes de fechar algum contrato com o locador. Lembre-se que, além desse custo, você terá que desembolsar pagamentos de luz, água, internet e afins.
Funcionários
Os funcionários da empresa também são parte do investimento inicial. É preciso pensar na remuneração e toda a legalidade dos contratos, bem como os uniformes e possíveis estratégias de recompensa para bons resultados mensais. Isso tudo deve ser considerado para suprir o valor total do custo para fazer a abertura da farmácia pequena.
Os salários de atendentes de farmácia variam entre R$1200 a R$1500, a depender também da política da empresa e a remuneração por comissão. Uma empresa pequena não precisa ter mais que dois atendentes.
Já para o caixa, é necessário, portanto, contar com outro funcionário, especificamente atendente de caixa, que ganha em torno dos R$1200 por mês. Um auxiliar de limpeza também pode ser fundamental para que a farmácia esteja sempre bem higienizada e livre de quaisquer imagens negativas de apresentação.
Como divulgar uma farmácia de pequeno porte?
Para fazer a divulgação dessa empresa, não é preciso de muitos esforços. Basta que você contrate alguém ou, se você entender de redes sociais, fazer uso da internet para obter o retorno almejado. As pessoas são, atualmente, conectadas a todos esses meios digitais e é ali que você pode usufruir de todos as possibilidades. Tenha em mente que a empresa pode ter sua própria página oficial no Facebook e fazer anúncios por ela.
Promover e anunciar são práticas comuns das páginas comerciais. Elas conseguem alcançar o público alvo, estipulando todas as características desejados do cliente, para que a propaganda surja na telinha daquele que se pretende conquistar. Essa parte do negócio não tem custos, a não ser que você queira promover os anúncios. O valor, para tanto, não precisa ultrapassar os R$50 por mês. As estratégias do marketing digital podem te auxiliar nessa etapa!
Os panfletos são boas estratégias, caso você faça parcerias com os fornecedores. Uma dica, portanto, é deixar as propagandas em comércios próximos para que a sua imagem seja reconhecida imediatamente pelo público. Assim que o seu negócio crescer e se tornar de pequeno a grande porte, invista, também, na mídia de TV.
Qual é o faturamento deste negócio?
O faturamento da farmácia pequena, geralmente, fica em torno dos R$20mil por mês. É claro que, ao visualizar esse dinheiro entrando todos os meses, o ideal é que continue investindo em pontos estratégicos do negócio para prosseguir aumentando a lucratividade. O retorno financeiro cresce quando você começa a utilizar estratégias cada vez mais interessantes para o público.
Se você percebeu que existe uma procura grande de um determinado produto, por que não investir nele e agradar aos seus clientes? Tudo isso se torna viável, quando você começa a perceber os pontos mais fortes da empresa. O que realmente movimenta o seu negócio é o bom atendimento aliado a um marketing de sucesso.
As pessoas precisam saber que sua empresa existe. Neste caso, não deixe a propaganda do negócio em cima de panfletagem apenas. Use a internet para ter a presença digital tão importante nos dias atuais. Um site da farmácia pode colaborar, também, para vendas virtuais. É aí que o retorno mensal dos lucros podem acabar se tornando investimentos muito vantajosos para o negócio.
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