No mundo do empreendedorismo em que vivemos, existem diferentes definições para o que é uma Startup.
Facebook, Google, Instagram, Apple e Microsoft. O que essas 5 empresas tem em comum? Além de valer bilhões de dólares hoje, essas empresa compartilham a mesma história de origem: todas elas começaram como um Startup.
O que é uma Startup?
Uma empresa iniciante, ou simplesmente uma Startup, é uma empresa empreendedora em seus estágios iniciais de operações, tipicamente voltada para resolver um problema da vida real com um produto ou serviço inovador.
Esses empreendimentos são tipicamente pequenos em natureza, novos e financiados por empreendedores fundadores ou por um grupo de investidores que acreditam no conceito de fundador ou empresa.
Em termos gerais, se você possui um negócio e está lançando algo novo, então isso é inovação, mas se você não possui um negócio, então é uma Startup.
“ Uma startup é uma organização formada para buscar um modelo de negócios repetitivo e escalonável. ”- Steve Blank
Então o que é uma startup? É um negócio que você constrói com três objetivos simples:
- Alcançar muitas pessoas.
- Ajudar as pessoas.
- Lucrar.
Qual é a diferença entre um pequeno negócio e uma Startup?
Em pequenos negócios, a maioria dos empreendedores geralmente é motivado por dois fatores principais: Rentabilidade e Estabilidade. Ou seja, o objetivo desses pequenos negócios é ganhar dinheiro e lutar para continuar ganhando.
Uma Startup, por outro lado, é impulsionada por dois fatores principais: Crescimento e Receita.
Como iniciar uma Startup?
Para iniciar uma Startup você precisa de três coisas:
- Saber quem contratar;
- Fazer algo que os clientes vão querer;
- Conseguir investimento;
- Gastar o mínimo possível;
Primeiramente, você não precisa de uma ideia brilhante para iniciar uma startup. A forma como uma startup ganha dinheiro é oferecer às pessoas uma tecnologia melhor do que a atual.
Uma ideia para uma startup, no entanto, é apenas um começo. Muitos fundadores de startups acham que a chave para todo o processo é a ideia inicial e, a partir desse ponto, tudo o que você precisa fazer é executar.
#1: Saiba quem contratar
Uma das melhores dicas para abrir uma Startup é saber quem contratar. O que importa não são ideias, mas as pessoas que as possuem. “Boas pessoas podem consertar más ideias, mas boas ideias não podem salvar pessoas ruins.“
O ideal é que você queira iniciar sua Startup com 2 à 4 fundadores. É difícil começar uma Startup com apenas um, já que é difícil suportar os desafios iniciais de uma Startup.
Quando há apenas dois ou três fundadores, dá pra iniciar bem o negócio de maneira inteligente. Se houver sete ou oito, desacordos podem ser frequentes.
Em uma startup de tecnologia, os fundadores devem incluir pessoas técnicas. Já que as pessoas de negócios são ruins em decidir o que fazer com a tecnologia, porque elas não sabem quais são as opções, ou quais tipos de problemas são difíceis e quais são fáceis.
#2: Descubra o que os clientes querem
Em quase todas as startups que falharam, o verdadeiro problema era que os clientes não queriam o produto.
Para a maioria das Startups, a causa de falharem é a “falta de financiamento”, mas essa é apenas a causa imediata. Por que uma Startup com um bom produto não conseguiria financiamento?
Não importa que tipo de Startup você inicie, você precisa entender o que os usuários querem.
#3: Consiga financiamento
Para fazer sua Startup acontecer, você vai precisar de dinheiro. A primeira coisa que você precisará é de um valor para pagar suas despesas enquanto desenvolve um protótipo. Isso é chamado de capital semente.
Eventualmente, você pode receber capital semente de investidores anjos. Na fase de sementes, os investidores não esperam que você tenha um plano de negócios elaborado. Os anjos investidores podem ficar satisfeitos com uma demonstração e uma descrição verbal do que você planeja fazer.
#4: Gaste o mínimo possível
Em quase todas as startups que falham, a causa imediata é devido à falta de dinheiro.
Quando você receber um investimento, o que você deve fazer é gastar o mínimo possível, já que os custos são crescentes.
Pronto para iniciar sua Startup?
Dar o primeiro passo pode ser desafiador, mas se você tem uma paixão por seus projetos e vontade de assumir os riscos, você tem tudo para iniciar uma Startup de sucesso.
As habilidades, o processo e até mesmo a atitude necessária para transformar suas ideias em negócios podem ser aprendidas. Portanto, aprenda o máximo que puder ao planejar criar sua Startup, pois um bom plano de negócios ajuda você a provar a si mesmo e aos outros que a sua ideia de seu negócio vale a pena.
E agora que você já sabe o que é uma startup, ficou tudo mais simples.
Por fim, se você tiver grandes ideias e boas pessoas, a execução de sua Startup será um caminho fácil a percorrer.