Você já pensou em montar uma mini padaria compacta? Esse tipo de estabelecimento é cada vez mais comum em bairros residenciais e até mesmo em alguns centros comerciais. Por isso, esta pode ser uma ótima opção para conseguir iniciar seu negócio com baixo investimento.
Afinal, a grande vantagem das mini padarias é que elas podem ser montadas em qualquer lugar, não precisam de muito capital para você começar a trabalhar e têm o poder de conquistar muitos clientes fiéis!
Porém, como qualquer outro negócio, existem algumas particularidades nas quais você deve prestar atenção ao começar a montar uma mini padaria. Principalmente no quesito de segurança alimentar, é imprescindível que você preste atenção à todas as legislações vigentes para abrir uma empresa dentro dos critérios legais.
Além disso, você deverá também comprar alguns equipamentos básicos para o funcionamento do negócio e analisar diversos outros fatores para garantir o sucesso da padaria.
Ficou curioso para saber quais são todos esses critérios? Então confira dicas para montar uma mini padaria compacta:
Busque um bom ponto comercial
O grande foco das pequenas padarias são os bairros residências. Afinal, quem não gosta de acordar e comprar pães quentinhos para tomar café da manhã com a família? As padarias localizadas perto de casa geralmente são as preferidas pela facilidade de encontrar produtos frescos.
Logo, antes de tudo, você precisa buscar um ponto comercial que esteja dentro do seu orçamento reservado para o aluguel e, ao mesmo tempo, que tenha bastante casas ao redor.
Também é interessante pesquisar sobre outras padarias que podem ser a sua concorrência no bairro. Assim, você consegue pensar em um diferencial para atrair os clientes das casas próximas ao estabelecimento.
Dessa forma, você garante que terá bastante pessoas por perto para comprarem os seus produtos.
Pesquisa sobre a burocracia necessária
O funcionamento de qualquer empresa exige o alvará da prefeitura de cada cidade. Além disso, é preciso prestar atenção nas condições de segurança alimentar, de defesa do consumidor e até mesmo conseguir a permissão do Corpo de Bombeiros.
Contar com o apoio de um escritório de contabilidade pode ser uma boa ideia, principalmente se você não entende quais são os requisitos legais para abrir um novo empreendimento.
Conhecer a legislação evita que você tenha surpresas ao longo do caminho e consiga abrir a padaria com muito mais segurança.
Pense no cardápio
Geralmente, as pessoas que querem abrir uma mini padaria compacta não pensam em produzir os próprios produtos, já que isso exige muito mais equipamento, uma equipe de cozinha e outros fatores que são impossibilitados pelo espaço do estabelecimento.
Logo, a prática mais comum para este tipo de negócio é firmar parcerias com grandes padarias.
Uma padaria compacta pode vender doces, pães frescos com a validade maior, produtos embalados e bolos caseiros. Esse tipo de alimento pode ser armazenado com mais facilidade e garante um café da manhã delicioso para os clientes.
Caso você não queira fechar parcerias, é possível também produzir os produtos vendidos em casa. Assim, você usa o espaço da sua própria cozinha e pode começar a investir na compra de equipamentos profissionais conforme o negócio se torna mais lucrativo.
Organize o seu orçamento
Essa é uma das etapas mais importantes do processo. Geralmente, os maiores gastos de um estabelecimento deste porte são relacionados ao aluguel do ponto. Por isso, é preciso encontrar um local cujo valor esteja dentro dos seus planos.
Além disso, você deve investir na compra de alguns equipamentos básicos para o funcionamento da mini padaria, como por exemplo:
- Balcão para atendimento;
- Caixa;
- Máquinas de cartão de crédito e débito;
- Gôndolas para guardar os produtos;
- Freezer (que pode ser pequeno, já que o porte do estabelecimento é mini);
- Sacos de embalagem para pães e;
- Sacolas para os clientes levarem os produtos.
A estimativa é que o investimento inicial de uma padaria pequena seja de cerca de R$30 mil. Porém, o valor pode variar de acordo com o valor do aluguel e os produtos escolhidos.
Leia também: Como montar um supermercado
Vale a pena montar uma mini padaria?
Como mencionamos acima, esse tipo de empreendimento costuma ser bastante lucrativo em bairros residenciais. Independente se você optou por firmar parcerias com grandes padarias ou produzir os produtos em casa, o baixo investimento faz com que essa área seja bastante atrativa para novos empreendedores.
Então, se você está buscando uma oportunidade de negócio, essa pode ser uma ótima ideia para você!
Lembre-se de que o planejamento é essencial para que você consiga abrir a sua mini padaria compacta com bastante segurança e tranquilidade. Dessa forma, será possível ver o retorno de todo o capital investido em menos tempo.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!
Como abrir e registrar uma empresa