Os girassóis são plantas lindas, que além de alegrar a sua casa podem te render um bom dinheiro no final do mês. Para isso, no entanto, você precisa entender como plantar girassol do zero e é exatamente isso que eu vou te ensinar durante esse artigo.
Quero te dar dicas e informações que vão te ajudar a começar um negócio com girassol para faturar um dinheiro a mais no final do mês, ou quem sabe começar um negócio mais planejado que vai se transformar na sua renda oficial?
Tudo depende da forma como você encara as coisas e também dos objetivos que tem em mente. Se você quiser, essa pode ser a virada de vida que você tem pedido a Deus faz algum tempo.
Não importa qual seja o seu objetivo, eu tenho certeza que essa leitura pode te ajudar. Lembre-se de que mais importante do que aprender como plantar girassol é colocar em prática e partir para a ação.
Conheça um pouco sobre o girassol
Antes de aprender como plantar girassol é importante que você compreenda um pouco mais sobre essa flor.
A primeira coisa sobre ela é que ele é nativa da América do Norte e tem de um a quatro metros de altura – mas existem também espécies menores e outras maiores que chegam até a oito metros.
Além de ser uma flor muito bonita, que é apreciada para enfeitar e embelezar residências e empreendimentos, o girassol possui sementes que podem ser consumidas (cruas ou assadas) e que são utilizadas para produção de farinha ou para óleo vegetal.
Não é difícil encontrar por aí produtos, principalmente da área estética, que são feitos de semente de girassol. Existem até shampoos que são utilizados e que acabam clareando os cabelos.
Essa é, sem dúvidas, uma das plantas mais populares e bonitas que existem e é por isso que o interesse por aprender a plantar é tão grande. Nem todo mundo quer ganhar dinheiro com isso, muitos fazem por hobbie mesmo.
Como plantar girassol: Dicas para o ambiente perfeito
A partir de agora eu vou te apresentar algumas dicas de como plantar girassol. Elas são relacionadas, especificamente, ao local ideal para o negócio. Então dê atenção a essas informações e garanta que a sua plantação terá as seguintes condições:
Clima ideal
Para início do cultivo, o ideal é que a temperatura fique entre 5°C e 10°C, mas também é possível que o girassol tolere temperaturas próximas aos 40°C. A faixa ideal de temperatura para a plantação de girassol varia de 20°C a 26°.
Só tenha cuidado com ventos fortes porque eles podem prejudicar o desenvolvimento da planta e ainda causar danos severos.
Luz
O nome da flor já diz muito sobre ela, não é não? O ideal é que o girassol tenha contato direto com a luz solar pelo menos durante algumas horas do dia.
Solo
O ideal é que o solo tenha pH entre 6 e 7,5. Ele precisa ser rico em matéria orgânica, profundo, ser bem drenado e fértil.
Água
Assim como qualquer planta, o girassol precisa de água, mas você precisa ter cuidado e atenção. O solo não pode ficar encharcado, é preciso que se mantenha úmido.
Como plantar girassol: Dicas de plantio
Outra coisa fundamental sobre como plantar girassol é o seu plantio em si. A primeira coisa é procurar uma cultivar da semente de girassol que tenha a ver com o objetivo do seu negócio.
Se for para produzir flores ornamentais o ideal é procurar sementes menores, já para a produção de óleo vegetal as sementes são maiores e bem específicas. Então defina qual será o objetivo da sua plantação antes de começar.
Com as sementes na mão é hora de começar. Normalmente elas são semeadas diretamente no local que vão ficar e precisam ser colocadas a uma profundidade de 2 a 4 cm. Se preferir você também pode colocá-las em sementeiras para depois fazer a transferência.
Espaçamento
O ideal é que o espaçamento seja de 80 cm entre as linhas de plantio e 40 cm entre as plantas, mas esse é um número que vai variar de acordo com a espécie.
Se for ornamental pequena, por exemplo, o ideal é que seja um espaçamento de 20 a 30 cm entre as plantas, se for cultivar gigante o espaço precisa ser maior, chegando até a um metro.
Hora da colheita
Normalmente a colheita de um girassol ocorre entre 70 a 90 dias após o plantio – só que você precisa se certificar que está na hora certa observando as características da planta antes! Verifique se os capítulos florais estão com uma cor castanho-clara.
Tratos culturais do girassol
Algo importante de como plantar girassol é compreender os cuidados que você precisa ter durante toda a época de plantio. Existem plantas e insetos que podem prejudicar a sua plantação, então faça inspeções frequentemente e retire tudo que for prejudicial.
Invista em capacitação profissional
Minha última dica para você nesse artigo é muito importante! Se você quer mesmo saber como plantar girassol (de verdade ,passo a passo) e fazer disso um negócio lucrativo aí na sua região, você precisa investir em um curso profissionalizante.
A CPT tem uma ótima opção para você nesse sentido! É o curso Cultivo e Processamento de girassol. Você pode fazer ele tanto por meio de livro e dvd, quanto por meio de vídeo aulas – tudo pela internet.
O bacana desse curso é que ele vai cuidar de partes bem específicas, bem detalhadas sobre o negócio.
Veja alguns dos conteúdos que você vai aprender com o curso de cultivo e processamento do girassol:
- Cultivares;
- Clima e solo;
- Características botânicas;
- Análise do solo;
- Preparo do solo;
- Semeadura;
- Adubação;
- Tratos Culturais;
- E muito mais!
Faça o curso de girassol para aprender tudo sobre essa planta incrível e criar um negócio lucrativo!
Comece agora a sua plantação!
E aí? Agora está em suas mãos! Você já sabe como plantar girassol, já viu que tem um curso profissionalizante para te ajudar, agora é colocar a mão na massa!
Eu tenho certeza que se você se esforçar para aprender e colocar em prática tudo que absorver, as coisas vão começar a ganhar forma!
Desejo sucesso para você nessa nova etapa!