Quer saber como montar uma tapiocaria de sucesso e está com dificuldade? Abaixo, separamos algumas dicas que vão te auxiliar!
A tapioca é um alimento típico da região nordeste ou norte, porém, por ser muito saboroso agrada o país inteiro. Sem contar que pode substituir uma refeição ou acompanhar as mesmas. Mas, afinal, você sabe o que é a tapioca? É a fécula retirada da mandioca, ela é usada de forma granulada. É um ingrediente que realizam várias comidas típicas, como o quitute indígena e o beiju!
Dicas de como montar uma tapiocaria
O primeiro passo para montar o seu negócio, é contratar um contador, ele irá te auxiliar na parte da legalização de seu negócio, por ser um profissional habilitado para cuidar de questões tributárias, financeiras, patrimoniais e econômicas para a sua empresa, ele vai te ajudar a escolher a forma jurídica mais mais conveniente para o seu negócio.
O segundo passo é ter um plano de negócio, ele vai servir para você ter uma visão mais ampla sobre sua empresa e em qual mercado a mesma está inserida. Com o plano de negócio você vai poder definir, o cardápio, por exemplo.
A questão é, como montar esse planejamento? Pois bem, você vai precisar incluir todo o seu investimento em materiais, pagamento dos funcionários, equipamentos e maquinários, para assim poder calcular tudo o que você vai gastar e como fazer seu negócio gerar lucro. Você também vai precisar observar o público que irá frequentar seu estabelecimento, quais serão seus concorrentes e o mercado.
Local para montar uma tapiocaria
Grande parte do faturamento em alguns negócios é devido a localização do estabelecimento, por isso é importante levar em conta o público alvo.
Procure escolher um bom imóvel, avalie o valor do aluguel e qual será a taxa de reforma. É importante observar se o local atende suas necessidades, como uma boa localização, capacidade para poder se instalar, probabilidade de expandir, como são os estabelecimentos vizinhos, a disponibilidade de luz, água, esgoto, internet, telefone, entre outros.
Também é interessante esse local ter um estacionamento, possuir um local para descarga de mercadorias e ser próximo a pontos de transporte coletivo, isso irá facilitar o acesso do cliente. Além da segurança com câmeras, perceba se o local está propício a inundações ou próximo a zonas de risco. A instalação de letreiros também é uma boa escolha, auxilia na divulgação do local.
Além de tudo isso, não se pode esquecer de verificar se esse imóvel é legal e pode ser comercializado algo, se a planta do estabelecimento está aprovada pela prefeitura e se o pagamento do IPTU está em dia.
Equipamentos necessários
Para poder realizar a produção da tapioca, é importante ter os equipamentos básicos, depois de um certo tempo você vai poder comprar equipamento diferenciados para agradar ainda mais o público. Abaixo, separamos alguns materiais que você vai utilizar na produção. Confira!
- Panela apropriada para produzir a tapioca, de preferência que a mesma seja de ferro;
- Um fogão;
- Peneiras;
- Pratos para colocar a tapioca;
- Sistema exaustor;
- Embalagens, caso a tapioca seja entregue;
- Cortador de laticínios e frios;
- Geladeira e freezer.
Caso o atendimento seja em seu estabelecimento, você vai precisar de mais alguns equipamentos como:
- Cadeiras e mesas;
- Uniforme para os funcionários;
- Utensílios como talheres, pratos, guardanapo, saleiros, copos e outros.
Esses são alguns equipamentos para você dar início no seu negócio, todos são indispensáveis, uma dica para você conseguir economizar, é pesquisar preços e marcas.
Investimento inicial para abrir uma tapiocaria
Esse valor vai variar muito de acordo com o porte de seu estabelecimento, aqui vamos lhe mostrar um valor aproximado de um negócio pequeno, com um imóvel de mais ou menos 40 metros quadrados, esse valor está estimado em aproximadamente R$40,000.00.
Nesse valor está incluso a abertura da empresa, capital de giro, equipamentos necessários, letreiro, marketing inicial, mobiliário, aparelho de telefone e fax, caixa registradora e reforma.
Apesar de um negócio pequeno, esse valor pode ser um pouco alto. Por isso, é importante pesquisar preços e marcas e fazer um planejamento. Lembre-se também de contratar funcionários experientes.
Funcionários
Inicialmente, você não vai precisar de muito funcionários, quatro já serão suficientes. UM gerente, que pode ser o empreendedor, cozinheiro, caixa e garçom.
É claro que isso fica a escolha do proprietário, essa é uma sugestão que pode facilitar o funcionamento de seu estabelecimento.
Como divulgar uma tapiocaria?
A divulgação é a alma do negócio, através dela sua tapiocaria vai ter o sucesso que você tanto almeja, às vezes seu estabelecimento não está dando o lucro desejado porque não foi divulgado de maneira adequada. Se você está com dificuldade de divulgar seu negócio, continue a leitura. Abaixo separamos dicas que vão te ajudar!
Primeiramente, essa divulgação deve ser feita através do próprio cardápio, ele deve conter uma variedade de recheios bem elaborados e de boa qualidade. Afinal, a melhor forma de divulgação é um cliente satisfeitos, pois é ele que irá recomendar seu produto para outras pessoas.
Outras formas de divulgação incluem a confecção e distribuição de folders, de preferência que essa distribuição aconteça próximo a lojas e locais com um grande fluxo de pessoas. Anúncio em jornais e revistas da sua região também é uma boa opção, esse anúncios podem informar a qualidade e variedade do seus produtos.
Atualmente, a melhor forma de divulgação de comida é através das redes sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo twitter, essa propaganda pode ser direcionada a um público alvo, através de posts orgânicos e patrocinados.
Qual é o faturamento deste negócio?
Essa faturamento vai variar muito de acordo com o porte e qualidade do seu negócio, porém, é possível obter um lucro muito bom sim.
Caso sua tapiocaria ter uma boa qualidade e agradar a clientela é possível obter um lucro de até R$100,00 diariamente, já que os ingredientes na sua maioria não são tão caros. Mas tudo isso vai depender de quantas tapiocas você irá vender por dia.
Se você gostou de saber tudo sobre como montar uma tapiocaria, compartilhe conosco a sua opinião!!