Como montar uma pastelaria: Dicas e equipamentos para iniciar

By | maio 29, 2019

Se você está buscando entender como montar uma pastelaria, está no lugar certo. Vamos explicar o passo a passo e fornecer dicas valiosas para que você possa tirar o seu projeto do papel o mais rápido possível. Para isso, acompanhe o texto.

Como montar uma pastelaria

Como montar uma pastelaria – Primeiros passos

Os primeiros passos que você precisa dar para montar uma pastelaria, é entender que este é um negócio como qualquer outro e você, como empreendedor, estará sujeito a diversas instabilidades que o mercado ou o dia a dia podem proporcionar.

Portanto, a primeira dica e talvez a mais valiosa é: calma. Entender o ritmo do negócio e saber que se está caminhando para a direção certa, é o suficiente para amadurecer um projeto e fazê-lo funcionar. Por isso, vamos explicar o que você precisará levar em consideração para estruturar um bom plano de negócio. Acompanhe.

Pesquisa de mercado

Antes de começar qualquer negócio, você precisa fazer uma pesquisa de mercado. De nada adianta iniciar um projeto sem saber o real potencial de lucratividade dele. E isso vale para diversos negócios lucrativos, não só uma pastelaria.

Uma pesquisa de mercado poderá ser extremamente útil desde que feita da forma correta. Com ela, você terá direcionamentos estratégicos extremamente importantes para o futuro e o presente do seu negócio. Assim sendo, uma das principais formas de construir uma pesquisa de mercado, é contratando uma empresa especializada.

Esta empresa especializada irá realizar uma série de estudos a respeito do seu plano de negócios com relação ao seu nicho de atuação. Desde questionários para potenciais consumidores, até uma análise do mercado de forma geral.

A partir da pesquisa de mercado, você conseguirá obter respostas como a melhor localização, o que as pessoas esperam de uma nova pastelaria, o que elas mais sentem falta, entre outros insights valiosos. A partir destes insights, você montará seu diferencial competitivo.

A localização é importante

Posicionar a sua pastelaria em um local estratégico é importante e saudável para o negócio. Entretanto, é uma linha muito tênue entre o produto e a necessidade de ficar próximo do cliente. É claro que estar em local de fácil acesso é muito importante. E se for em um centro comercial ou praça de alimentação, melhor ainda.

Este é o tipo de produto que é vendido muito no impulso. Ou seja, a pessoa passa na frente, fica com vontade e compra. Por este motivo, é importante ser visto o tempo inteiro.

Entretanto, o seu foco não precisa estar cem por cento nisso. Pois você poderá montar estrategicamente a sua pastelaria de diversas formas, e posicionando-a em uma localização boa é apenas uma. Acompanhe para entender.

Entendemos que uma boa localização é importante em alguns casos. Mas, os investimentos do negócio não podem estar todos neste aspecto. Muitas vezes um negócio lucrativo é travado no valor do imóvel que precisa ser instalado. O aluguel ou a aquisição de um local em um centro comercial disputado pode ser muito caro. Por isso, é importante entender o restante das nossas dicas para, somente depois disso, escolher seu plano de ação.

O produto é muito importante

Como mencionamos anteriormente, a localização tem sua importância. Mas o produto é o que vai guiar de fato a sua pastelaria. Ou seja, de nada adianta estar bem localizado, se o seu pastel é extremamente ruim. Neste caso, mais vale ter um produto de excelência e estar em um local intermediário.

Esta é uma forma muito importante de otimizar o seu investimento. Pois uma vez que o seu produto é de qualidade, ele automaticamente passa a ser consumido. O marketing do boca a boca para este tipo de negócio é extremamente relevante. Ou seja, fazer com que as pessoas indiquem seu pastel é o que vai fazer seu negócio decolar.

Por isso, no início, foque em desenvolver o melhor pastel do mundo. Este será o seu diferencial, pois com base na pesquisa de mercado, você poderá entender todos os pontos da concorrência e, então, montar o seu produto.

Os investimentos são importantes

Muitos negócios são travados por uma confusão de planejamento. Muitas vezes, o custo para tirar um projeto do papel acaba sendo tratado como custo e não como investimento. Esta pequena diferença de palavra pode fazer com que toda uma ideia lucrativa possa não funcionar, por medos e incertezas.

  • Custo: aqueles gastos passivos, ou seja, sem potencial de retorno;
  • Investimento: aqueles gastos ativos, ou seja, com alto potencial de retorno;

Estes dois conceitos precisam estar absolutamente claros na mente do empreendedor. Ele precisa entender que a aquisição de um equipamento que deixará o produto melhor, é um investimento e não um custo. Além disso, é importante entender também que o marketing e divulgação também são investimentos, e não custos.

Entretanto, é importante deixar claro que isso deve ser muito estudado. Perder o medo de investir é fundamental. Mas não podemos confundir qualquer custo com investimento. Por isso, seu pensamento sempre precisa estar voltado para o lado estratégico. Sempre pergunte-se: como determinado custo poderá ser um investimento? Se você chegar a boas conclusões, vá em frente. Caso contrário, não vá.

A parte legal e burocrática não pode faltar

Como estamos falando de alimentos, a parte legal e burocrática não pode faltar. Para entender como montar uma pastelaria, infelizmente, precisamos levar em consideração os fatores legais que muitas vezes podem ser uma pedra no sapato do empreendedor.

Sabemos que no Brasil tudo se torna difícil a partir do momento que você precisa formalizar uma ideia. Mas isto faz parte e precisa ser superado. Como empreendedor, este será um dos seus primeiros (de muitos) desafios: não desistir. Regularizar o projeto é fundamental e necessário para, depois disso, seguir a todo vapor.

Pense na sua equipe

Não adianta, o sucesso nunca vem só. Precisamos sempre de alguém para trabalhar com a gente. Por isso, valorize a contratação da sua equipe. Busque perfis que possam agregar no negócio e que saibam fazer o projeto acontecer. É importante ter pessoas qualificadas ao seu lado, desde quem vai fritar os pastéis, até quem irá servir na mesa.

Equipamentos essenciais

Além de considerar todos os passos e burocracias anteriores, não podemos deixar de nos atentar aos equipamentos essenciais para montar uma boa pastelaria. Para isso, fizemos uma lista completa com tudo o que você precisa para montar um estabelecimento incrível para os seus clientes. Vamos lá:

  • Fritadeira com gaveteiro para escorrer o óleo;
  • Mesa para montar os pasteis;
  • Escumadeira;
  • Fogão para preparar os recheios;
  • Esticador de massa;
  • Estufa;
  • Freezer;
  • Balcões e mesas;
  • Maquinas de suco;
  • Pias para lavar louça e pias para lavar alimentos (não pode ser a mesma);
  • Geladeiras;
  • Forno (para opções assadas);
  • Panelas e pratos;
  • Talheres e copos;
  • Computador para o caixa.

É claro que estes são alguns exemplos de equipamentos e utensílios que você pode adquirir para a sua pastelaria. Quanto a outras possibilidades, ficara ao seu critério escolher opções que potencializem a qualidade do seu atendimento e a otimização do seu trabalho.

Mas à obra

Estes são os principais passos para você conseguir entender como montar uma pastelaria. Sabemos que no início, tudo pode ser complicado. Mas desde que seja feito de um jeito profissional e coerente, vai valer a pena. Boa sorte!

  • Como montar um ferro velho?Como montar um ferro velho? Quer saber como montar um ferro velho de sucesso? Gosta de trabalhar com peças de automóveis? Então esse é o empreendimento certo para você! Descubra as melhores dicas para conquistar a […]
  • Vendedor ambulante precisa de alvará?Vendedor ambulante precisa de alvará? No post de hoje você poderá aprender tudo sobre vendedor ambulante. Será que compensa ser um? Saiba agora mesmo: O que é um vendedor ambulante? Podemos classificar vendedor ambulante […]
  • Como ganhar dinheiro respondendo pesquisas?Como ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Quer saber como ganhar dinheiro respondendo pesquisas? Precisa de ajuda para conseguir uma renda extra? Frequentemente encontramos pessoas que buscam uma renda extra através da […]
  • O que produzir em uma chácara para ganhar dinheiroO que produzir em uma chácara para ganhar dinheiro Você sabe o que produzir em uma chácara para ganhar dinheiro? Muitos proprietários de sítios, fazendas ou imóveis rurais fazem esta pergunta a partir do momento que entendem que isto pode […]
  • Como vender frango assadoComo vender frango assado Se você está procurando como aumentar a sua renda ou conseguir um dinheiro extra, optar em vender frango assado pode ser uma excelente opção. A carne de frango vem ganhando destaque nos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *