Como montar uma mercearia?

By | outubro 11, 2019

Quer saber como montar uma mercearia de sucesso? Ter uma mercearia, seja de que tamanho for, é uma ótima opção de empreendimento no qual se pode investir na sua cidade. Entretanto, é necessário que haja atenção a detalhes bem importantes.

Dicas de como montar uma mercearia

É preciso, antes de qualquer coisa, dar atenção a parte burocrática e legislativa de todo o tipo de negócio. Confira todas as dicas, a seguir!

como montar uma mercearia

Focar nos pequenos bairros

Manter-se firme dentro do mercado competitivo é bastante complicado, uma vez que é preciso tentar escapar de todas as formas dos concorrentes, focando nos locais que estão em plena fase de expansão.

Ao montar um negócio pequeno dentro das imediações de bairros pequenos, as chances que se têm de conseguir o sucesso esperado são bem maiores, já se as ofertas de produtos serão mais exclusivas. Como consequência, as vendas provavelmente serão bem maiores.

Um ponto ideal

A escolha do lugar apropriado para se ter um empreendimento deve ser também algo bem pensado. É importante fazer uma boa avaliação antes de optar pelo ponto comercial mais assertivo para se firmar.
Independente de abrir seu negócio no pequeno bairro, precisará procurar por uma
rua um tanto mais movimentada, com fácil acesso, no intuito de favorecer a ampliação das vendas.

Fornecedores

Em se tratando de um empreendimento menor, a procura por fornecedores talvez seja um tanto mais trabalhosa, uma vez que várias empresas desse ramo acabam se recusando a fornecer seus produtos para empresas muito pequenas.

O ideal a se fazer é uma boa pesquisa dentro da região ou cidade escolhida, buscando locais que forneçam o necessário por um valor totalmente acessível.

Atrair novos clientes

Já descrevemos o processo correspondente às etapas de abertura de uma mercearia. Entretanto, existe algo bastante importante na obtenção do sucesso em todo tipo de negócio: a atração de novos clientes.

É mais do que certo que todos os empreendimentos não se desenvolverão no mercado caso não tenha um número significativo de clientes mais ativos. Assim, é extremamente necessário conquista-los.

Para tal, fazer campanhas publicitárias, oferecer sorteios, descontos e estudar meios de fisgar potenciais clientes são ferramentas que todos os empreendedores devem usar.

Seguindo essas instruções, você terá todos os instrumentos necessários para montar uma pequena mercearia ou dar os primeiros passos nessa caminhada.

Local para montar uma mercearia

Uma mercearia é um comércio bem clássico, que se volta para o atendimento de determinadas necessidades dos indivíduos de maneira ágil e simples.

É um dos tipos de empreendimentos mais antigos onde se vendem produtos e alimentos em geral. Essa é uma alternativa para as pequenas cidades que não têm mercados grandes ou mercado algum.

As mercearias têm como principal foco o atendimento dos moradores do bairro e vizinhança. Algo não tão comum em grandes regiões, onde se pode encontrar hipermercados.

Entretanto, esse modelo de comércio ainda é o preferido de muita gente que detesta enfrentar as enormes filas para comprar pouquíssimos produtos.

É necessário escolher um local que tenha uma boa movimentação diurna, assim como uma área pequena para estacionamento dos carros dos clientes. Diversos bairros são, em grande parte, residenciais. Dessa forma, os supermercados maiores não têm condições de atuar com eficiência, e é aí que as mercearias entram com a total força. Para se livrar dos concorrentes, tenha uma distância considerável das empresas de grande porte. Isso significa que não há necessidade de ser em uma avenida principal.

O certo é que a mercearia, com uma boa localização, seja a melhor alternativa para os clientes comprarem seus poucos itens. Ninguém quer ter que andar vários quarteirões para comprar uma simples garrafa de suco. Ter um local perto de casa e com preço acessível certamente será a escolha perfeita.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários para o negócio dar início com o pé direito, são os seguintes:

  • Prateleiras;
  • Gôndolas;
  • Paletes;
  • Geladeiras;
  • Balcão refrigerado;
  • Freezers;
  • Fruteiras;
  • Estufa;
  • Balança;
  • Cortador de frios;
  • Forno;
  • Balcão de atendimento;
  • Carrinho;
  • Leitor de código de barras;
  • Cestinhos de compra.

Não se pode esquecer de que outros equipamentos para o escritório também são necessários, tais como:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Entre outros.

Investimento inicial para abrir uma mercearia

Para você montar seu empreendimento de porte pequeno em um lugar popular será necessário cerca de R$ 17.000,00 como capital inicial. Isso, portanto, cobrirá as despesas com tudo o que citamos e mais alguns equipamentos de ordem básica, como instalação de prateleiras, gôndolas e freezer para todos os tipos de bebidas.

Funcionários

O quadro de funcionários da mercearia precisa ser aumentado de acordo com o passar do tempo e com o aumento das vendas. Contudo, no começo, apenas um auxiliar basta para ajudar na administração e outro para o atendimento.

Se você não tiver recursos suficientes, não tem problema algum começar trabalhando só.
Conforme o progresso dos negócios, mais uma das maneiras de ampliar os recursos é passar a oferecer os serviços de delivery.

Entretanto, para tal, é necessária a contratação de um motoboy para entregar os produtos na residência dos clientes. Esse formato é o mesmo das pizzarias, podendo até ser usado como exemplo na estruturação de suas “bases”.

Como divulgar uma mercearia?

Use o marketing digital para adquirir resultados positivos. Para tanto, você também pode oferece:

Amostras dos serviços

Conseguir que os clientes se fidelizem é o primeiro passo para crescer. E os clientes que se fidelizam levam outros e mais outros, por conseguinte. Fornecer amostras dos produtos é uma boa ideia de divulgação, pois as pessoas poderão ver que os itens que você vende são de qualidade. Determinados alimentos e produtos podem até ser embalados em sacolinhas com o nome da sua mercearia;

Descontos incríveis

Descontos são uma boa forma de divulgação. Crie cartazes, panfletos e outros meios para distribuir entre os transeuntes acerca dos descontos que dará nas suas mercadorias. Cupons também são bem interessantes;

Um programa de fidelidade

Ter um programa de fidelidade pode ajudar a promover sua nova mercearia e recompensar o retorno dos clientes que, por consequência, trazem outros clientes. Use um método que permita aos clientes digitalizar seus recibos para acumular pontos. Após alguns pontos, o cliente pode receber certa quantidade de itens, ou um tipo específico de unidade, gratuitamente.

Qual é o faturamento deste negócio?

O faturamento não tem um percentual fixo, mas rende consideravelmente. Apesar de ter uma variedade pequena de itens, portanto, os produtos oferecidos são aqueles de necessidade primária. Ou seja, todos vão precisar comprar uma hora ou outra. A estimativa de faturamento dos minimercados ficou em torno de R$ 139.000,00.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião e bons negócios!

  • Como montar uma empresa de consultoria?Como montar uma empresa de consultoria? Quer quer saber como montar uma empresa de consultoria precisa, sobretudo, ter domínio total sobre aquilo que se pretende orientar o público. Feito isso, nada mais é difícil para obter o […]
  • Quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte?Quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte? Quer saber quanto custa para abrir uma farmácia de pequeno porte? Continue a leitura e compreenda os principais pontos que você deve dar atenção sobre o empreendimento para chegar ao valor […]
  • Revender sapatos femininos por catálogoRevender sapatos femininos por catálogo Não sabe como revender sapatos femininos por catálogo? Está à procura marcas que ofereçam esse serviço para que possa começar o seu negócio? Hoje vamos dar algumas dicas de como revender […]
  • Como montar uma esmalteria com pouco dinheiroComo montar uma esmalteria com pouco dinheiro Quer aprender a como montar uma esmalteria com pouco dinheiro, mas ainda não sabe por onde começar? Então fique tranquilo! Pois em nossa matéria de hoje você aprenderá tudo o que precisa […]
  • Como montar uma loja de biquíni?Como montar uma loja de biquíni? Quer saber como montar uma loja de biquíni de sucesso? A gente preparou algumas ideias que não podem faltar para que o seu empreendimento traga ótimos resultados e a tranquilidade […]
Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *