Como montar uma loja de tecidos?

By | novembro 7, 2019

Quer saber como montar uma loja de tecidos? Descubra tudo o que preparamos aqui para ajudar você a transformar seu empreendimento em muito sucesso! Quem nunca foi em uma loja de tecidos procurar aquele vestido para uma festa, ou então encomendou alguma peça com algum alfaiate, não é mesmo?

Por isso, saber como montar uma loja de tecidos é uma boa oportunidade. Pensando nisso, abaixo separamos algumas dicas que vão te auxiliar a dar início a esse negócio. Confira!

Dicas de como montar uma loja de tecidos

Se especializar nesse setor é algo de extrema importância, pois isso pode te ajudar a ter parceria com outras lojas e comerciantes que também trabalham nesse meio. Outra dica muito importante é em relação ao estoque de produtos, para armazenar os mesmo, é importante que o local esteja longe de umidade, sujeira e temperaturas altas.

como montar uma loja de tecidos

Você vai precisar estar sem muito bem informado sobre a área que atua, por isso é muito pertinente ter contato com pessoas que estão nesse meio, isso vai te ajudar a conseguir informações como, congressos, feiras e roda de negócios.

Tudo isso será fundamental para você estar por dentro das novidades que o mercado oferece, novos produtos e até novas tecnologias.

Abaixo, separamos informações para que você esteja por dentro de como dar início a esse estabelecimento.

Local para montar uma loja de tecidos

Essa é uma importante decisão, ele vai te auxiliar a obter sucesso ou até mesmo o fracasso do seu negócio. Para que esse local seja escolhido, é muito interessante levar em conta alguns aspectos como: fluxo de pessoas, acessibilidade ao transporte coletivo, segurança, boas condições em relação a água, luz, esgoto, internet e higiene, estacionamento para clientes, local para carga e descarga dos tecidos e equipamentos e até mesmo as características populacionais.

Se for viável se instalar nesse local, é muito importante ter em mente que quanto mais consumidores, melhor para o seu estabelecimento, por isso é indispensável os aspectos citados acima.

Também é muito pertinente se instalar em um local com outros comércios complementares ao seu, como feiras de moda, armarinhos e shoppings. Isso vai te auxiliar no sucesso do seu negócio.

Equipamentos necessários

Mesmo que seu empreendimento não seja de porte grande, você vai precisar de vários equipamentos para poder realizar a confecção de seus produtos. Abaixo você vai conhecer quais são eles. Confira!

  • Prateleiras;
  • Balcão para o atendimento;
  • Uma estante guarda volume;
  • Cadeiras;
  • Mesas de corte;
  • Provadores, de preferência com espelhos;
  • Aparelho de fax;
  • Telefone;
  • Computador;
  • impressora.

Alguns desses materiais são essenciais para o conforto de seus clientes, então é interessante que esse local tenha algumas decorações, uma boa ventilação, iluminação e você pode até adquirir o marketing olfativo, mas para isso é indispensável a procura de um profissional.

Investimento inicial para abrir uma loja de tecidos

Esse é um valor que pode variar muito de acordo com o porte e localização do seu estabelecimento, trazemos para você o exemplo de uma loja que contém cerca de 90 metros quadrados e realiza a venda de tecidos ao varejo, a média de um investimento inicial seria de mais ou menos R$80,000.00.

Neste valor estão incluídos, computador, impressora, aparelho de fax, telefone, capital de giro, estoque inicial, veículo, prateleiras, estante para guarda volume, reforma do local, abertura da empresa, cadeiras, criação de site na internet e marketing.

Funcionários

Para estabelecer uma quantidade de funcionários tudo vai depender to tamanho do seu estabelecimento, para ter uma noção vamos usar a estrutura anterior que foi sugerida.
os funcionários que você vai precisar contratar serão:

Gerente

Podendo ser também o proprietário, ele deve cuidar das finanças, atividades administrativas, controle de estoque. Também precisa estar por dentro do processo produtivo e gestão do negócio, o mesmo deve conhecer o perfil dos clientes para ter em mente o que comprar para a produção.

Vendedor

Esse funcionários deve ficar responsável pelo atendimento ao cliente e a venda dos produtos. Para assumir esse papel, o mesmo deve conhecer o produto oferecido, entender o que o cliente procura, se atualizar sobre as novidades desse setor, ser carismático e passar confiança, desenvolver um relacionamento duradouro com os clientes e conhecer o funcionamento da empresa.

Estoquista

Esse funcionário vai oferecer, portanto, um serviço muito importante dentro do seu estabelecimento, é ele quem vai oferecer o sucesso da mesma. Ele irá manter o grande nível de serviços aos seus clientes.

Repositor

Ele irá atuar na reposição dos tecidos, vai ajudar a organizar a loja e atender os clientes. Esse funcionário será essencial manter sua loja organizada e passar um bem estar ao cliente.

Como divulgar uma loja de tecidos

A divulgação é a alma do negócio, com ela sua loja pode obter o sucesso que tanto almeja e é claro, a grande venda de produtos. Abaixo separamos algumas maneiras de divulgação que vão te auxiliar.

A confecção e folders em residências e empresas, oferecer brindes aos clientes, isso fará com que ele indique sua loja a outras pessoas, anunciar em revistas e jornais da sua região sobre seu estabelecimento como preços, produtos e promoções, montar um website e até mesmo fazer páginas em redes sociais como o facebook, instagram e até mesmo o twitter.

O maior meio para a divulgação deste tipo de produto é montar um website, portanto, e através dele você vai conseguir o aumento das vendas. Assim, você também vai poder tornar seus produtos disponíveis e divulgar as propostas de valores que você pretende ofertar.

Qual o faturamento deste negócio?

Esse faturamento também vai variar de acordo com o porte e vendas de sua empresa. Podemos levar em consideração que em 2007, em relação ao volume de peças, cresceu em até 10%. Os artigos industriais e técnicos, durante esse período, tiveram um aumento muito significativo, chegando até 11,2%.

Já os artigos para o lar, teve um aumento de até 15%. Em 2009, o setor confeccionista brasileiro chegou a movimentar R$89 bilhões, tudo isso com base nos preços de fábrica. Os produtos têxteis como os fios, tecidos, malhas e panos, movimentou-se cerca R$40 bilhões no mesmo período.

Se você gostou deste artigo e já sabe como dar início a essa negócio, compartilhe conosco sua opinião! Bons negócios!

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Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!