Como montar uma loja de bolos?

By | agosto 9, 2019

Considere todas essas dicas de como montar uma loja de bolos, quando for abrir o seu novo negócio. O ideal é que você leia atentamente todas as informações a seguir, e procure aderira todas as técnicas de um bom atendimento e continuar investindo na empresa com parte do faturamento!

como montar uma loja de bolos 1

Uma empresa de bolos é responsável por sempre transformar as festas e ocasiões específicas do nosso cotidiano. Um café da tarde sempre pede aquela massa caseira deliciosa, doce ou salgada. O importante é que você saiba disso quando estiver abrindo o seu negócio. Não basta que a empresa tenha suporte estrutural para vingar. É preciso prestar atenção nos detalhes.

Dicas de como montar uma loja de bolos

Como uma forma alternativa de empreendimento, uma loja de bolos se tornou uma ótima aliada para você complementar a renda. Tanta procura e, consequentemente, tanta concorrência, fez esse negócio crescer de forma exponencial, ainda mais com o avanço da tecnologia e da era digital.

Assim, é possível encontrar desde receitas originais, “inventadas” pelo(a) próprio(a) dono(a) do estabelecimento, como as mais tradicionais. O que não pode faltar na hora de criar recheio para o bolo é criatividade, imaginação e, como foi dito, originalidade, dessa maneira, se destacando no mercado.

O que não pode faltar na sua loja são bons ingredientes/produtos, de qualidade. Não adianta você pagar mais barato para vender mais porque não vai surtir efeito. Você corre o risco de as pessoas não gostarem e, claro, não voltarem.

Lembre-se que você precisa oferecer um diferencial, diferente de tudo o que as pessoas estão acostumadas a ver por aí. Esse é um grande passo para a sua fidelização, ou seja, elas vão voltar porque gostaram e porque querem mais.
E seja sempre simpático(a) com o cliente. Não atenda ninguém de cara fechada, mesmo que esteja com problemas. Um bom sorriso, cordialidade e presteza são essenciais para um bom atendimento.

Local para montar uma loja de bolos

Dica preciosa: procure montar sua loja onde tenha bastante gente. Ou seja, universidade/faculdades, prédios comerciais, agências, escritórios, estações de trem e metrô, rodoviárias, enfim, onde tenha grande fluxo de pessoas.

Essa dica é um tanto autoexplicativa, né? Ao ter loja nesses locais, a visibilidade é mais fácil, tanto quanto o acesso. Aproveite para montar uma boa fachada, chamativa, mas não exagerada. Especialistas dizem que uma fachada bem apresentada chama mais a atenção de quem passa e faz as vendas crescerem até 60%.

Equipamentos necessários

Bem, mas quais os equipamentos que devo adquirir para começar a empreender. Primeiramente, o tamanho da loja, como mencionado acima. Por que então está repetindo essa informação? Porque não adianta eu querer colocar fogão, forno, geladeira, freezer, panelas, batedeiras, liquidificadores em um local pequeno. Por isso, deve-se definir o local para saber a quantidade de equipamentos necessários. Será que vai caber? E se eu não comprar tal produto, vai prejudicar o meu negócio?

Da mesma forma, invista em um bom sistema de computador, afinal, quem nunca foi a um lugar e “estava temporariamente sem sistema”, seja por falta de sinal de internet ou por falta de eletricidade? Aliás, falando em eletricidade, invista em gerador.

Caso a luz da rua caia, você pode se prevenir com o gerador e continuar com as atividades. Tenha também maquinetas de cartão de débito e crédito. Veja se compensa aceitar vale-refeição/alimentação (às vezes, as taxas são caras para o seu bolso, então pesquise).

Além de uma fachada, conte com prateleiras – sempre limpas e vistosas – e vitrines, para que as pessoas possam apreciar seus produtos. Claro, tudo em estufas, para manter a qualidade e o sabor dos bolos.

Investimento inicial para abrir uma loja de bolos

Essa informação vai depender do tamanho da loja, bem como do número de funcionários, dos equipamentos, dos serviços, entre outros fatores. Você pretende montar uma loja para vender a transeuntes ou a empresas? Será direcionado ao público de festas e eventos ou algo menor, para o dia a dia? Tenha todas as etapas bem definidas, principalmente o público-alvo que você quer atingir.

Mas elaboramos uma média para quem quer abrir uma loja de bolos de médio porte. Esse valor estimado fica entre R$ 200.800,00, pensando em todo o equipamento necessário, bem como as demais estruturas para expor os produtos e a parte do funcionarismo.

como montar uma loja de bolos 2

Funcionários

Esse negócio precisa de confeiteiros experientes que realmente saibam se destacar no que fazem. Isto porque uma loja de bolos só vai para frente se trabalha com produtos de qualidade. Contrate funcionários experientes, que sabem como transformar uma boa receita em algo memorável. Para este negócio, você vai precisar dos seguintes colaboradores:

  • um ou dois confeiteiros;
  • um auxiliar de confeitaria;
  • um atendente;
  • um atendente de caixa;
  • um auxiliar de limpeza.

Esses profissionais devem apresentar experiência para que você não tenha nenhum tipo de surpresa no decorrer do tempo de serviço. O ideal também é que você promova alguns cursos específicos para o aperfeiçoamento das técnicas culinárias, bem como para um atendimento eficaz e positivo!

Como divulgar uma loja de bolos?

Uma coisa é certa: bolo é realmente algo gostoso. Pode ser caseiro, confeitado, de festa, da padaria, da avó, do interior, enfim, de qualquer jeito e em qualquer lugar é sempre bom saborear um bolo. E por que não usar esse artefato para atrair os clientes?

Se a intenção é gastar pouco com a divulgação, o ideal é que você use as redes sociais. Postar imagens do seu trabalho ou do trabalho de sua loja é excelente para que se obtenha o retorno pretendido. Use e abuse das redes sociais e de páginas eletrônicas para que sua empresa continue crescendo!

Qual é o faturamento deste negócio?

O faturamento dessa empresa depende muito do seu porte. Se é uma loja de bolos de médio porte, bem estruturada e com uma boa movimentação de pessoas diariamente, assegure um retorno financeiro de R$30mil, em média, por mês. Se você separar, pelo menos, uma parte desse retorno para continuar investindo, pode ter certeza que, com o passar do tempo, esse faturamento irá dobrar!

Gostou das informações? Compartilhe sua opinião conosco! Bons negócios!

  • Como funciona o MEI?Como funciona o MEI? Se você é um pequeno empreendedor, você não precisa necessariamente de experiência em negócios, no entanto, você precisa entender como funciona o MEI. E é por isso que estamos […]
  • Como montar uma imobiliária?Como montar uma imobiliária? Saber como montar uma imobiliária de sucesso é mais simples do que você imagina! Ainda que se trate de um negócio que requer atenção em diversos pontos importantes como o próprio […]
  • Como montar uma loja de acessórios para celular?Como montar uma loja de acessórios para celular? Quer saber como montar uma loja de acessórios para celular de sucesso? Veja as principais dicas para abrir o seu negócio e atingir bons resultados! Compreenda tudo sobre o investimento […]
  • Como montar uma cafeteriaComo montar uma cafeteria Quer saber como montar uma cafeteria de sucesso? Confira, abaixo, as dicas para você sair na frente da concorrência e conquistar a clientela diária. Até porque, o café é querido por todos […]
  • O que produzir em uma chácara para ganhar dinheiroO que produzir em uma chácara para ganhar dinheiro Você sabe o que produzir em uma chácara para ganhar dinheiro? Muitos proprietários de sítios, fazendas ou imóveis rurais fazem esta pergunta a partir do momento que entendem que isto pode […]
Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *