Como montar uma loja de artesanato?

By | julho 23, 2019

As principais informações de como montar uma loja de artesanato estão aqui. Colocando-as em prática, é possível conquistar o tão almejado sucesso para o seu empreendimento. Entenda como tudo isso funciona e siga as dicas para tornar o seu negócio efetivo!

como montar uma loja de artesanato

Dicas de como montar uma loja de artesanato

Uma loja de artesanato de sucesso requer alguns fatores primordiais como um bom atendimento, produtos de qualidade e, neste caso, um serviço bem feito. É preciso que as pessoas lembrem dos seus produtos e atividades com satisfação. Isso faz com que os clientes retornem ao seu negócio e que possam propagar uma boa mensagem sobre ele.

Além disso, certifique-se de que tudo está impecável: apresente um ambiente bonito, bem decorado e limpo. Tem loja de artesanato que faz uso de todo o ambiente para a produção das peças e artigos. O que acontece é que, dessa forma, retalhos e todos os resquícios dos produtos vão ficando pelo chão, passando uma mensagem errada sobre o negócio.

A bagunça, desorganização, sujeira podem atrapalhar efetivamente o seu negócio. Lembre-se de manter tudo sempre bem limpo e com uma boa decoração para atrair o seu cliente, e não afastá-lo.

Local para montar uma loja de artesanato

Uma loja de artesanato pode ser localizada em bairros e centros que apresentam grande movimentação de pessoas. Isto porque, neste negócio, o importante é estar entre o público, com uma vitrine ampla para que possam identificar os seus serviços e, então, entrar na loja para adquiri-los.

Portanto, o ideal é que a loja fique localizada em centros e, até mesmo, shoppings onde as pessoas passam com maior frequência e estão sujeitas a gostar dos serviços e produtos visualizados.

Equipamentos necessários

Esse tipo de negócio requer equipamentos como balcões, mesa para produção interna e estantes para a apresentação dos produtos. Várias estantes e mostruários são muito importantes para que as pessoas possam ver direitinho tudo aquilo que está sendo oferecido no seu empreendimento. Portanto, faça uso de:

  • balcão para atendimento;
  • estantes e mostruários para apresentação do material;
  • decoração com quadros e aparatos pertinentes.

Investimento inicial para abrir uma loja de artesanato

Para dar início ao seu empreendimento, é preciso apresentar o investimento inicial de, pelo menos, R$20mil para abranger um ambiente básico e de pequeno porte. Dependendo do tipo de artesanato, o valor pode variar para mais. Mas isso é uma estimativa para simplesmente abranger todo o equipamento necessário, a estrutura decorativa da loja e demais questões importantes como aluguel, luz e afins.

Isso tudo depende muito do local em que se pretende abrir o negócio. Se o ambiente fica bem localizado, é claro que o valor de aluguel ou custo para compra aumente. Tenha isso em mente, quando for estabelecer o valor a ser disponibilizado para o seu empreendimento. Mas ainda,  é imprescindível que você tenha um dinheiro extra para eventuais imprevistos. Aí, então, você estará livre de quaisquer dores de cabeça!

Funcionários

Os principais funcionários são aqueles que se responsabilizam pelo atendimento e pela produção dos artigos. Você precisa, então, de um atendente para auxiliar nas informações e de, pelo menos, duas pessoas para produzir todo o material e serviço estabelecido pela sua loja.

O ideal é que você conte também com alguém para auxiliar na limpeza, visto que produzir esses produtos requer talento, técnicas e bastante paciência. Então, se você tiver apenas um funcionário para essa produção, pode ser que ele fique sobrecarregado com a demanda e deixe de manifestar o 100% da qualidade necessária.

Importante: os clientes só voltarão ao seu empreendimento se forem bem tratados. Por isso, o ideal é que você treine os seus funcionários para que possam oferecer um atendimento de excelência, com muita educação e paciência. É claro que haverão clientes rabugentos e que não estejam em seus melhores dias, mas mesmo nessas situações, é preciso ter jogo de cintura e colocar em prática o bom senso. Feito isso, a imagem da empresa ganha positividade sempre.

Como divulgar uma loja de artesanato?

A dica é usar e abusar de todas as redes sociais. O Facebook, por exemplo, é o destaque dentre as principais estratégias de marketing. Isto porque, ao criar uma página da empresa, você poderá promovê-la para o público exato que se deseja atingir: idade, gênero, cidade, etc.

O ideal é que você também tenha um Instagram para compartilhar imagens de todos os seus artesanatos. As pessoas gostam do “visual”, e para elas, importa muito ver o produto antes de adquiri-lo. Saber exatamente como ele é feito também é uma boa ideia para trazer mais pessoas ao seu empreendimento. Que tal elaborar um “DIY” para chamar mais clientes à sua loja de artesanatos? Neste caso, um blog pode ser efetivo para o sucesso.

Os sites de empresas também são estratégias interessantíssimas e que podem aumentar a sua lucratividade. Até porque, hoje, as pessoas estão mais acostumadas a comprar pela internet e preferem essa modalidade, sem sair de casa. Se o Instagram consegue transparecer todo o material e produtos com sucesso, então a venda acaba sendo ainda mais fácil, porque o prospecto já passou pelas redes sociais e viu o que quer.

Qual é o faturamento deste negócio?

Esse faturamento pode variar bastante de empreendimento para empreendimento, justamente pela estrutura do negócio. Uma empresa que se caracteriza por grande porte, trabalhando inclusive com vendas pela internet ao mesmo tempo, pode apresentar um faturamento estimado de R$30mil a R$50mil por mês. É claro que esse número depende muito de questões internas e produtivas da empresa. Por isso, o destaque pode ser para mais ou para menos.

O que se sabe é que todo o empreendimento que busca crescimento, atinge o sucesso financeiro em prazo de um ano. Essas finanças positivas, quando bem investidas, podem trazer ao dono do negócio, uma marca bem vista aos diversos públicos que voltarão à loja para adquirir produtos novamente.

Ter em mente, portanto, que a clientela é ponto importante do marketing e que, este, é essencial para que o sucesso aconteça, é fundamental.

Compartilhe conosco a sua opinião! A gente te deseja bons negócios e muito sucesso sempre!

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Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!

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