Saiba como montar uma joalheria de sucesso com dicas infalíveis! Atente-se aos seguintes critérios do negócio que trabalha com produtos sofisticados e de qualidade. Comece idealizando os tipos de produtos que se almeja divulgar no estabelecimento e capriche na conquista das alternativas.
Para saber como montar uma joalheria que consiga atrair bastante clientes, o ideal é certificar-se de que a empresa é legal, os produtos são de qualidade e que o atendimento é gentil e paciente. Esses são os pontos mais importantes para se ter em mente ao abrir o seu negócio.
Dicas de como montar uma joalheria
Se este é o seu primeiro negócio, pode ser que tenha algumas dificuldades no início desses trâmites, mas não se preocupe. As dicas, a seguir, podem te ajudar a tornar tudo isso menos complicado. Primeiramente, é preciso que você busque aperfeiçoamento profissional. Por isso, um curso na área desejada pode ser essencial para auxiliar neste processo. Com isso, você estará apto a:
- fazer o controle das vendas;
- fazer o controle das compras;
- estoque;
- negociação com parceiros;
- contrato de funcionários;
- dar preço.
Um gestor de excelência necessita estar a par de tudo aquilo que ocorre, em tempo real, avaliando a movimentação do mercado, os valores monetários e a comparação dos resultados para que haja o planejamento dos passos seguintes.
Local para montar uma joalheria
Uma boa joalheria, que dê um retorno bem positivo ao gestor, é aquela que se localiza em ambientes com boa movimentação de pessoas. Isto quer dizer que, para que a empresa prospere, a joalheria precisa se localizar em uma avenida, uma rua que também existam outros comércios. Mas nesse caso, também, é preciso que se avalie a segurança do negócio. Isto porque, ao trabalhar com joias, há a necessidade de reavaliar os pontos mais seguros da cidade.
É por isso que as lojas de shoppings, galerias e demais ambientes com proteção de seguranças podem ser mais interessantes para o sucesso da empresa. Lembre-se que os seus produtos têm um valor mais alto e pode ser alvo de assaltos. Contratar um segurança, também é uma opção, mas pode ter um custo um pouco mais alto no investimento inicial.
Equipamentos necessários
Todos os artigos vendidos podem ter um design de autoria própria ou já prontas. Independentemente da situação, o fundamental é que se possa contar com fornecedores de confiança, especificamente de joias ou, ainda, de todo o material utilizado para que você possa produzi-las.
É importante confiar na reputação do mercado, levando em consideração que, ao passo que o empreendimento esteja ativo, não mantenha o seu estoque vazio. Em relação a este comércio, há a possibilidade de fazer o investimento em instalações e equipamentos com:
- pelo menos, 4 telefones fixos;
- 5 computadores;
- impressoras;
- mesas;
- cadeiras;
- balcão.
- vitrine;
- acessórios para vitrine;
- acessórios porta-joias para exposição.
Investimento inicial para abrir o negócio
Para que se possa montar uma joalheria de tamanho pequeno, há a estimativa de que os valores necessários para investir estejam numa média de R$150 a até R$300mil. Nessa proporção, pode haver variações conforme a estrutura do empreendimento que se deseja construir.
Tenha em mente, sobretudo, que imprevistos podem surgir e que você precisa estar preparado para tanto. Guarde, pelo menos, R$50mil para eventuais problemas comerciais. Como o negócio é muito “visado” pelo público, pode ser que, na ausência de algum segurança, você sofra algum prejuízo com roubos ou afins. Nesse caso, mantenha um dinheiro na poupança para que o problema seja resolvido logo.
Lembre-se também da decoração do seu negócio para atrair olhares do público que realmente quer adquirir uma joia. Criar estratégias estruturais para que os casais sintam-se bem vindos no ambiente para a escolha de uma aliança, por exemplo, é essencial!
Funcionários
O essencial para que o negócio dê certo, é que você disponibilize pelo menos dois vendedores, no início da abertura da empresa. O contrato de um segurança é opcional, porém necessário para que você não tenha prejuízos com possíveis assaltos. Essa contratação pode amenizar dores de cabeças muito maiores do que o salário que você terá que pagar mensalmente ao funcionário.
Todos os funcionários precisam passar por um bom treinamento, a fim de fazer a instrução dos clientes em relação ao material que está a venda. Eles precisam ter na ponta da língua as informações sobre as pedras dos aneis, colares, e demais joias, conhecendo as preciosidades e fazendo uma boa avaliação do valor em quilates, grama de metal e o preço atual do mercado.
Para tanto, confira os principais funcionários da sua empresa:
- vendedores com treinamento em joalheria;
- seguranças;
- zelador;
- funcionário específico para polir e cuidar de gravações de nomes para peças como aneis.
Como divulgar uma joalheria?
Esse processo de divulgação da joalheria pode ser essencial para que os indivíduos da área façam a descoberta de que apresentam novas alternativas de joias. Um anel, simples, por exemplo, pode ter o custo de R$6mil. Portanto, é preciso ter uma preparação para divulgar esses produtos específicos, porque não se trata de “qualquer” produto.
Outro ponto dessa divulgação deve atender ao critérios de que não é sempre que se conseguirá vender muito. Por se tratar de um valor alto, estreita-se também o público que irá procurar por estas peças.
No caso das redes sociais, o mais interessante é que você tenha uma página eletrônica com o nome da empresa para apresentar as peças disponíveis e tudo aquilo que pode ser interessante ao negócio. Neste canal específico, você pode apresentar orçamentos, pedras preciosas e demais itens de valia para que o cliente possa verificar, sem sair de casa.
Qual é o faturamento deste negócio?
O período estimado para que o empresário possa obter o retorno do valor investido é de um a dois anos. Esse tempo é considerado um prazo curto, inclusive, para tanto, em relação ao negócio com joias. O faturamento mensal, portanto, beira a média dos R$80mil, e pode ser excelente opção para quem tem um bom dinheiro guardado e deseja abrir um negócio que, de fato, prospere.
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