Como montar uma floricultura?

By | julho 31, 2019

Saiba como montar uma floricultura de sucesso e explorar todo o mercado das flores. Os bons resultados vem a partir das dicas que privilegiamos por aqui! Confira as melhores ideias para colocar em prática em seu novo empreendimento!

como montar uma floricultura

Saber como montar uma floricultura é uma atividade para quem gosta de flores, claro! Até porque, elas são ferramentas que representam momentos sensíveis e delicados. Ainda que o setor seja um tanto sazonal, quando há uma boa administração de todos os produtos e serviços, o empreendimento é reflexo de lucratividade!

Dicas de como montar uma floricultura

Essa estrutura deve ter, no mínimo, uma moto para fazer as entregas diárias. Além disso, pensar nos equipamentos e fornecedores das flores, bem como na preparação delas é essencial. Que tal um site que ofereça um canal para atendimento online? Telemarketings também são boas ideias, mas opte pelo whatsapp, pois as pessoas, nos últimos anos, usufruem mais dessa tecnologia do que das tradicionais.

As plantas duram pouco, e esse é um dos grandes obstáculos para quem quer abrir a floricultura de sucesso. É essencial que o empresário tenha uma câmara fria, a fim de gerar uma maior resistência das flores. Assim, elas conseguem ter uma durabilidade de até 7 dias.

Para quem não terá o recurso, deve sempre escolher por estoques menores. Hoje, há, inclusive, conservantes que auxiliam a valorizar as flores, aumentando a longevidade de todas elas. Produtores de flores costumam montar estufas e fazem a comercialização das plantas verdes, capazes de durar muito mais.

Local para montar uma floricultura

Para selecionar o ponto da floricultura, você precisa fazer diversas avaliações. Para tanto, saiba onde é que as pessoas costumam trafegar mais. Mas identifique, primeiramente, quem é o seu público-alvo. Sabendo quem é ele, você pode procurar os lugares por onde essas pessoas passam e quando. Estude o local e veja se, de fato, ele valerá a pena para o negócio.

Geralmente, uma empresa que apresenta bom fluxo de transportes e de pessoas é uma excelente alternativa. É, ainda mais, se tiver estacionamento fácil. Atualmente, com um critério mais moderno e diversos indivíduos escolhendo a praticidade para o momento das compras, uma boa opção é dispor de e-commerces, as lojas virtuais que atendam diversas cidades ou apenas a sua localização.

Equipamentos necessários

Para tanto, há a necessidade dos equipamentos e móveis como:

  • computadores;
  • internet;
  • linhas de telefone;
  • impressoras;
  • cadeiras, mobília para decoração;
  • câmara fria;
  • maquinário para limpeza de rosas;
  • balcão;
  • prateleiras;
  • ferramentas para manejar e preparar flores;
  • letreiro.

Não obrigatoriamente se faz necessário comprar uma câmara fria. Porém, esse é um dos dilemas do empreendedor: compro e desembolso mais dinheiro, podendo ter um estoque maior, ou não compro e reduzo o meu estoque. Até porque, se não tiver o aparelho, ele perderá muitas flores. O desabrochar pode acontecer em 24h.

Transportes precisam ter refrigeração e térmica para a conservação da temperatura adequada para fazer a transportação dos produtos.

Investimento inicial para abrir uma floricultura

Há uma estimativa de que o investimento inicial para abrir uma floricultura seja, em média, R$ 100.000,00. Porém, trata-se de uma estimativa que pode ter variação significativa, de acordo com casa situação, porque varia de cidade para cidade, considerando todo o transporte dos produtos, os equipamentos adquiridos e, por esse motivo, a recomendação ao empresário é que se elabore um plano de negócios.

Nessa documentação, podem ter identificação estimativa dos itens como adaptação e reformas, bem como equipamentos que serão necessários e afins. Uma floricultura simples pode precisar de:

  • reformas;
  • equipamentos;
  • veículo de entrega;
  • móveis;
  • estoque inicial;
  • investimento fixo total.

É importante ter em mente também um capital de giro, que fique em torno de R$20.000,00. No total, esse investimento beira a estimativa de R$100.000,00 a R$150.000,00.

como montar uma floricultura

Funcionários

O quantitativo de funcionários que tem relação ao empreendimento de médio e pequeno porte compreende aos seguintes:

Ao longo dessas datas comemorativas, a indicação é fazer o contrato de mão-de-obra temporária. Para o caixa, é possível que o próprio empresário realize a função. Ele deve fazer o contrato de funcionários experientes e que tenham boas referências no passado.

Além disso, é preciso ter em mente que o atendimento é um item que requer grande preocupação dos empresários, visto que os produtos apresentam apelo psicológico e a requisição de complemento para serviços de diversas qualificações, que condigam com o que os clientes esperam.

Como divulgar uma floricultura?

Para fazer a divulgação da floricultura, o melhor é que se faça um destaque pelas propagandas. Mas nada melhor do que investir na internet. O marketing digital é uma estratégia que vem conquistando muitas empresas, justamente por sua ampla abrangência.

Mas as ferramentas locais também podem ser usufruídas por meio de anúncios, jornais, outdoors e rádios. É claro que, nos meios virtuais, você será capaz de conseguir alcançar maiores quantidades de clientes, pois há técnicas para promover páginas que auxiliam nesse processo.

Outra divulgação bastante interessante é expor fotografias dos arranjos e de todo o ambiente em exposição à venda. Criar promoções é uma técnica que tem uso por muitos empreendedores, fazendo a inclusão de brindes, descontos e bônus.

São estratégias que podem ter uso a partir de profissionais de marketing de comunicação, especificamente contratado para o desenvolvimento dessas propagandas. O ideal, contudo, é abusar das possibilidades das redes sociais. Nelas, você pode conquistar os clientes com conteúdos interessantes, imagens do negócio e dos próprios arranjos de flores com cestas de café e itens pertinentes.

Qual é o faturamento deste negócio?

Isso depende muito do valor investido, do tamanho da empresa e do tipo do negócio – virtual ou físico. Sabe-se que ambos são bastante lucrativos, mas por terem destaques maiores em épocas específicas do ano, precisam se esforçar para as épocas não tão lucrativas.

O faturamento estimado de uma empresa de médio porte pode alcançar o valor de R$30.000,00, em fase inicial. É claro que tudo depende da estrutura e das possibilidades disponíveis. Uma empresa virtual consegue lucrar um pouco mais, se oferecer um excelente marketing.

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Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!

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