Quer aprender a como montar uma esmalteria com pouco dinheiro, mas ainda não sabe por onde começar? Então fique tranquilo! Pois em nossa matéria de hoje você aprenderá tudo o que precisa saber sobre como montar uma esmalteria com pouco dinheiro, de uma maneira muito simples e assertiva.
Porém, lembre-se que é preciso considerar todos os passos que estipulamos logo abaixo, pois apenas assim você poderá construir um caminho interessante para o seu novo empreendimento. Além disso, é preciso lembrar que haverá variações de investimentos de acordo com cada município e, portanto, pode ser que você tenha que investir mais no imóvel, por exemplo.
Visto isso, vamos ao nosso guia completo:
Quanto você quer investir?
É preciso, antes de qualquer coisa, pensar em quanto você quer investir. Pois é possível montar uma esmalteria com R$10 mil como também é possível investir mais de R$50 mil. Portanto, você precisa estudar toda a viabilidade do negócio, seguindo o nosso passo a passo e encontrando os fornecedores mais baratos. Assim você certamente encontrará um caminho viável para o seu crescimento.
Como montar uma esmalteria com pouco dinheiro
Saber como montar uma esmalteria com pouco dinheiro está diretamente atrelado com uma única palavra: planejamento. Sim! Sem um bom planejamento é impossível conquistar resultados positivos em qualquer tipo de negócio. Portanto, é hora de pegar lápis e papel para anotar todas as nossas dicas, e assim, estudar a viabilidade do seu novo empreendimento.
Você está pronto? Então confere a seguir!
1- Estipule o público que você quer atingir
O primeiro passo para qualquer negócio bem sucedido é esse: encontrar o seu público alvo e a sua persona. Mas, o que isso significa na prática? Simples: você precisa saber para quem você quer vender algo ou oferecer algum serviço.
Pois pare e pense nas seguintes situações:
- Você não tem público alvo e assim cria anúncios sobre a sua esmalteria sem muita segmentação. Coloca mulheres desde 18 até 50 anos como potenciais clientes. E assim, usa uma mesma linguagem para todas elas e, neste caso, aposta em uma linguagem com gírias e jargões da “moda”. Qual será a sua taxa de conversão diante disso? É bem provável que o público mais jovem se interesse pelo seu serviço. E assim, o investimento em anúncios para mulheres acima de 40 anos passa a ser jogado no lixo.
- Você tem um público alvo e neste caso você optou pelas mulheres entre 40 e 50 anos. A partir disso, cria anúncios segmentados para esta faixa etária, conversando com o seu público da maneira como ele está acostumado a conversar. Logo, a taxa de conversão é muito maior e o alcance dos seus anúncios são mais assertivos, diminuindo as chances de “jogar dinheiro fora”.
Em suma, tem um público alvo é justamente encontrar a maneira correta de conversar com aqueles que podem ter interesse pelo seu negócio. Portanto, estipule faixa etária, nível de instrução, classe social, etc… Assim você saberá exatamente como abordar os seus prospectos.
2- Encontre uma boa localização
O segundo passo é encontrar uma boa localização para o seu negócio. Mas, como encontrar? Bem, você precisa se basear no seu público alvo que você acabou de estipular. Dessa maneira, você poderá estudar quais são as localizações que contam com o maior número de mulheres que se enquadram em sua persona, para assim estudar a viabilidade do seu negócio naquela região.
E lembre-se ainda de que não necessariamente o melhor lugar será o centro da sua cidade, ou o bairro que mais conta com circulação de pessoas. Pois como mencionamos, não importa se você atingirá milhares de pessoas todos os dias, mas sim, o importante é atingir o público certo.
Portanto, pode ser que o local escolhido tenha a circulação de 10 pessoas por dia, mas, destas 10 pessoas, 8 fazem parte do seu público alvo. O que seria muito mais interessante do que escolher um ambiente onde circulam 100 pessoas por dia, mas apenas 15 fazem parte do seu público alvo.
Pois uma coisa é clara: quanto mais “central” for o imóvel escolhido, mais caro ele será. E mesmo que haja 15 pessoas do seu público alvo, ao invés de 8, os valores adquiridos não compensariam.
3- Pense nos serviços que serão prestados – e nos funcionários que serão necessários
Saber como montar uma esmalteria com pouco dinheiro está relacionado com escolher os serviços que serão prestados com muito cuidado e estudo. Não basta decidir apenas que você fará alongamento de unhas e pronto. Mas sim, é preciso planejar a viabilidade do negócio de acordo com a região e o público alvo escolhido.
Por exemplo, se você escolheu investir em um público de mulheres maduras, talvez o tradicionalismo de apenas tirar a cutícula, lixar e pintar a unha já seja o bastante. Enquanto que se você apostar na juventude, deverá estar atento a todas as novidades do mercado.
A partir deste estudo você também poderá pensar na quantidade de funcionários do seu estabelecimento. Lembre-se de sempre considerar o fato de que menos é mais. Não precisa dispor de todos os tipos de serviço em sua esmalteria, uma vez que isso poderia requerer diversos profissionais diferentes. E sabemos que o que você quer agora é economizar, certo?
Portanto, estipule serviços que são essenciais para o seu público e contrate o menor número de colaboradores (altamente qualificados) de acordo com isso. Com o passar do tempo você poderá criar outras possibilidades, contratando novos profissionais. Comece pelo básico!
4- Considere as exigências legais
O quarto passo é considerar todas as exigências legais, de acordo com os órgãos públicos de sua cidade e a ANVISA. Procure a prefeitura do seu município e questione sobre todos os requisitos que são solicitados pela mesma, a fim de começar o seu negócio dentro da Lei e respeitando todas as regras municipais e estaduais.
5- Quais são os equipamentos necessários?
Com toda a papelada pronta, é chegado o momento de adquirir os seus equipamentos para melhor atender os seus clientes. Nesta fase você não poderá medir os seus esforços, mas sim, é preciso investir a fundo nos equipamentos para que o atendimento seja o melhor possível.
Sabemos que é neste passo que você poderá começar a “gastar” mais dinheiro, porém, com o passar do tempo todo este investimento retornará a partir do momento em que os seus clientes notarem a sua preocupação em bem atender.
De maneira geral, no entanto, os equipamentos e materiais necessários são:
- Uma boa iluminação (lustres, abajures, etc);
- Cadeiras e poltronas;
- Balcão;
- Prateleiras expositoras para os esmaltes;
- Internet e telefonia fixa;
- Computador e sistema de caixa;
- Impressora;
- Máquinas de cartão de crédito e débito;
- Bebedouro;
- Materiais para o banheiro;
- Cadeira ergométrica;
- Materiais de escritório;
- Revistas;
- Garrafa de café e copos;
- Ar condicionado;
- Bancos para as profissionais;
- Espelhos;
- Carrinho de esmalte;
- Luvas descartáveis;
- Toalhas;
- Equipamentos para fazer as unhas (alicate, cortador, etc.);
- Esmaltes de várias cores;
- Álcool;
- Cremes hidratantes;
- Esterilizador;
- Equipamentos para uma cozinha pequena.
Além de todos estes equipamentos, talvez seja preciso investir em outras opções que se enquadrem nos serviços que você escolheu prestar, como no caso do alongamento de unhas, por exemplo.
Como montar uma esmalteria com pouco dinheiro? Planejando!
A partir de agora é chegado o momento de pôr em prática tudo o que você aprendeu sobre como montar uma esmalteria com pouco dinheiro. Para isso, planeje, estude a viabilidade do negócio e elabore um plano que seja condizente com a sua realidade. Apenas assim será possível atingir o sucesso esperado.
Além disso, esteja sempre disposto a inovar e a recomeçar a partir de novas técnicas para encantar ainda mais os seus clientes. Pois assim você vai longe!