Como montar uma empresa de limpeza e conservação?

By | julho 10, 2019

Saiba como montar uma empresa de limpeza e conservação de muito sucesso! Estruture um empreendimento pelo qual as pessoas queiram contratar. Atente-se as dicas e ao investimento inicial para saber do que precisa para dar início ao seu negócio.

Como montar uma empresa de limpeza e conservação

Dentre as possibilidades de como montar uma empresa de limpeza e conservação, portanto, veja as informações importantes que devem ser anotadas e colocadas em prática!

Dicas de como montar uma empresa de limpeza e conservação

Para aqueles que desejam trabalhar com limpeza e conservação, o ideal é analisar os tipos de limpeza que estão disponíveis pelo mercado e, em determinadas situações, proceder cursos para o conhecimentos de cada um deles. É possível que a empresa se especialize em somente um deles, bem como aos produtos e equipamentos pelos quais há o desejo de se trabalhar.

Ao contratar os funcionários, portanto, lembre-se de promover treinamentos e alternativas para que estes colaboradores possam ter maior motivação ao trabalhar com a sua empresa. Bonificações são importantes para que haja o reconhecimento dos melhores funcionários.

Local para montar uma empresa de limpeza e conservação

O essencial é que se monte toda a estrutura do empreendimento em um setor no centro da cidade em que mora. Ainda que, em começo do negócio, portanto, o atendimento não aconteça nesse local, é imprescindível que permaneça em um ambiente com acesso fácil aos fornecedores e colaboradores.

É importantíssimo também que este ambiente apresente o acesso à entrada dos materiais e o fornecimento dos mesmos, sem que possa atrapalhar aqueles que também fazem parte dessa área. Ainda, portanto, pense na estrutura física básica de saneamento como:

  • energia;
  • água;
  • internet;
  • serviço de esgoto.

Equipamentos necessários

Todos os equipamentos necessários, portanto, para a montagem desse empreendimento compreendem aos seguintes aparatos e equipamentos:

  • aspirador de pó e água;
  • aspirador de pó;
  • lavadora de pisos;
  • lavadora compacta;
  • lavadora automática;
  • varredeira manual;
  • varredeira industrial;
  • extratora de carpetes;
  • luvas;
  • enceradeira profissional;
  • utensílios de limpeza – vassouras, rodos, panos;
  • equipamentos de proteção.

Pode ser, também, que outros aparatos sejam necessários. É importante, de qualquer forma, apresentar sempre EPIs para assegurar o cuidado com o funcionário e demais estruturas pertinentes.

Investimento inicial para abrir o negócio

Esse investimento inicial para a abertura do empreendimento deve acontecer, portanto, com uma média de R$110mil, em consideração ao empreendimento que apresente o quantitativo de dez funcionários, e os critérios a seguir:

  • adaptação do imóvel, reforma e instalações – R$1.000,00;
  • despesas de registro do empreendimento, taxas e honorários – R$ 3.800,00;
  • mobília para sala administrativa e recepção – R$ 7.400,00;
  • transporte – R$ 35.000,00;
  • equipamentos para executar os serviços – R$ 10.000,00;
  • material para executar os serviços – R$ 1.500,00;
  • uniformes – R$ 3.000,00;
  • desenvolvimento e hospedagem de site – R$ 1.000,00;
  • um capital de giro de, pelo menos, R$ 40.000,00.

É muito importante que você tenha guardado, pelo menos, R$20mil para eventuais imprevisibilidades que possam surgir. Isso previne que sustos e demais eventualidades possam atrapalhar o seu sossego. Mantenha esse dinheiro na poupança, onde você raramente irá mexer.

Funcionários

De acordo com a estrutura da empresa, serão necessários alguns funcionários para trabalho convencional e administrativo. Confira quais são os colaboradores que a empresa precisa ter:

  • diretor – de modo geral, esse cargo é ocupado pelo empresário, proprietário do negócio, que se responsabiliza por tomar decisões do financeiro e da administração; esse mesmo precisa ter atenção a todos os exercícios do negócio;
  • gerente administrativo – ele deve se responsabilizar por todos os negócios e contratos dos serviços, bem como a compra de produtos, acessórios, equipamentos, treinamentos e contrato de servidores;
  • supervisor – é responsável pela instrução e acompanhamento, quando preciso, de colaboradores nos exercícios de vistorias e demais, contatando diretamente os clientes;
  • operador administrativo – é responsável pelas atividades administrativas da sede do negócio;
  • operador de serviço geral – este ou estes funcionários são aqueles que executam a limpeza para os clientes do negócio, e também na sede.

O ideal, dependendo do porte da empresa, é que se mantenha, pelo menos, seis operadores de serviço geral. Observa-se que, ao evoluir o empreendimento, esse número de funcionários também deve crescer.

Como divulgar uma empresa de limpeza e conservação?

Faça a divulgação dos serviços neste meio da empresa, em áreas de comércio e outros negócios. Isso deve ser realizado, a depender do tipo do serviço prestado, em condomínios, prédios e demais ambientes que precisem da conservação e da limpeza específica.

Como montar uma empresa de limpeza e conservação 1

Ambientes em que estes espaços empreendedores ainda estão em formação também são excelentes locais para se divulgar o seu negócio. Mas é claro que você não pode esquecer das redes sociais e perfis do Facebook e Instagram.

Redes sociais

O ideal é construir perfil comercial e afins para as redes sociais. Isso pode, portanto, trazer inúmeros clientes assíduos. Uma vez que a empresa tenha uma boa imagem, o negócio prospera naturalmente. Isto porque as pessoas procuram os serviços daqueles que são lembrados pela qualidade. Uma imagem positiva, portanto, é essencial. Use, além da sua boa imagem, um blog para propagar informações pertinentes ao negócio.

Uma excelente estratégia do marketing é promover conteúdos que façam o seu público se tornar assíduo e que, além de informar, possa mostrar aos clientes como os serviços funcionam. Construir, portanto, uma página eletrônica da empresa é muito importante para adquirir um público maior ou, ainda, investir em melhores formas de contato. É neste canal que, ao procurar pelo seu serviço, as pessoas irão encontrar você!

Qual é o faturamento deste negócio?

Esse faturamento depende muito da estrutura e dos tipos de serviços disponíveis. Esse ambiente pode prosperar muito com o passar do tempo. Basta investir bastante num marketing digital forte e de conteúdo que possa trazer um retorno positivo.

A estimativa, para tanto, é de R$50mil, com lucratividade média, por mês, de 30% de todo o faturamento. O retorno vem em pouco mais de seis meses, caso você tenha um marketing bem positivo pela internet. Nessa estrutura, pensa-se a quantidade de 10 funcionários, em 40m². Mas tudo depende do quanto a sua imagem é positiva no mercado, o nível da qualidade dos serviços e demais critérios que colocam a empresa em primeiros posicionamentos de busca.

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Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!