Como montar uma distribuidora de medicamentos?

By | julho 4, 2019

Saber como montar uma distribuidora de medicamentos, como todos os detalhes disponíveis, é muito importante para se obter o sucesso. Fornecedores e preços acessíveis podem facilitar a lucratividade do negócio. Qualquer empreendimento na área da saúde gera grandes retornos. Isso porque o negócio tem alta procura pela sociedade que, diariamente, necessita de cuidados medicinais.

como montar uma distribuidora de medicamentos

Se você quer saber como montar uma distribuidora de medicamentos de sucesso, atente-se aos seguintes critérios que separamos. Eles serão, portanto, essenciais para que você saiba investir o seu dinheiro com consciência. O sucesso é fruto de atitudes conscientes. Lembre-se disso!

Dicas de como montar uma distribuidora de medicamentos

A fim de obter o sucesso nessa área, o fundamental é que você se destaque dentre as inúmeras possibilidades da concorrência. Por isso, busque novos modos de fazer a apresentação dos medicamentos, abrangendo estratégias mais interessantes do que as dos concorrentes.

É preciso promover, portanto, o atendimento das necessidades dos públicos de modo mais amplo. O ideal é que a distribuição dos produtos e medicamentos sejam associados a dicas de bem estar, preocupação com o meio ambiente e, principalmente com a sua saúde. As dicas de produtos a serem oferecidos podem compreender:

  • compressas;
  • ataduras;
  • algodão;
  • esparadrapo.

Se você também for trabalhar com suplementos, certifique-se de montar um espaço único para estes produtos específicos. Uma ou duas prateleiras podem ser suficientes para isso. Basta que a exposição tenha uma boa organização e chame a atenção do público.

Local para montar uma distribuidora de medicamentos

Não há a necessidade de que o ambiente específico em que irá montar a distribuidora de medicamentos, seja um ambiente muito movimentado. Contudo, o local deve ser acessível e fácil de ser encontrada. Preste atenção em todos os detalhes da rua, acesso à transportes, se há vagas para estacionar próximas do local, ou ainda a possibilidade de um estacionamento na área.

Tenha em mente o urbanismo em sua totalidade. Isso pode acabar fidelizando mais clientes, ao perceberem que o acesso não é complicado. Justamente porque o seu público, de fato, fará uso de grandes quantidades de produtos para revender em farmácias, por exemplo. 

A dica é alugar ou comprar um local em que haja a possibilidade de oferecer uma boa garagem, entre 150 a 200m². Para início do empreendimento, já estará de bom tamanho!

Equipamentos necessários

Dentre os equipamentos necessários, é importante ter em mente alguns aparatos que fazem parte do estabelecimento, em questão:

como montar uma distribuidora de medicamentos

  • balcões,
  • mesa para escritório;
  • prateleiras;
  • câmaras frias;
  • telefones;
  • móvel para recepcionar clientes;
  • transportes.

Monte um cômodo arejado, que tenha pisos que possam facilitar a higienização do local. Pense também na estrutura que não comprometa a qualidade dos medicamentos. Qual será a categoria de remédios que você tornará disponível em seu negócio? Genéricos, manipulados, similares, referências? Tudo isso precisa ser avaliado também, pois a procura maior de medicamentos acontece com os genéricos.

Investimento inicial para abrir o negócio 

O investimento inicial tem variação conforme o porte do negócio. A distribuidora, portanto, que estabelece a área de 200m², faz a exigência de investimentos inicial numa estimativa entre R$100mil, a ter alocação majoritária em relação aos seguintes gastos.

  • uma reforma e decoração do estabelecimento – estimativa de R$40mil;
  • móveis como estantes, arquivos, gavetas, prateleiras e arquivos – estimativa de R$20mil;
  • câmara fria – R$10mil;
  • móvel e material de escritório – R$6mil;
  • computadores – estimativa de R$10mil;
  • capital de giro – estimativa de R$12mil.

Se você pretende atender ao público específico, fora do atacado, é importante proporcionar um ambiente que seja bem decorado, arejado e iluminado para que se possa avaliar todos os produtos de forma segura. Certifique-se também de elaborar posteres que possam agregar propagandas sobre os seus produtos.

Funcionários

O empreendimento necessita de um funcionário que tenha especialização em compras das medicações. O contrato de uma equipe com capacitação em vendas também é importante. Demais funcionários fundamentais procederão a distribuição dos remédios. Conte com uma média de 3 a 5 funcionários, já em início do negócio.

Como divulgar uma distribuidora de medicamentos?

O marketing é parte imprescindível do negócio. É claro que o investimento nessa parte do empreendimento deve ser feito, sem medo. Mas principalmente, deve-se fazer uso das redes sociais e caprichar nas propagandas e anúncios do ramo digital. Isto porque grande parte dos públicos vêm exatamente das pesquisas que encontram nos sites e redes sociais específicas, quando se trata de remédios, por exemplo. 

Se você irá atender farmácias ou, ainda, oferecerá a venda ao público, tenha em mente, portanto, que deve-se “existir” no universo digital. Oferecer seus produtos numa página específica com o nome da sua empresa pode agregar muito sucesso, para tanto.

É claro que a estratégia da mídia de TV e banners/ outdoors também são excelentes! Invista também em calendários e pôsteres que podem ser entregues aos clientes, especificamente aqueles que trabalham em farmácias. Isso pode ajudar a divulgar a sua distribuidora.

Redes sociais

Um ponto muito forte do marketing é a rede social. Por isso, invista numa página de Facebook com a sua marca distribuidora e promova-a. Além disso, apresente suas promoções e faça eventos para que as pessoas possam conhecer seu estabelecimento empreendedor.

Compartilhe de bom conteúdo em todas as suas redes e você notará um retorno extremamente positivo do público, bem como da lucratividade. Parte do sucesso da empresa vem de boas estratégias do marketing!

Qual é o faturamento deste negócio?

A estimativa desse faturamento depende do porte da distribuidora. Se quiser lucrar mesmo, deve ter em mente que a maior quantidade das vendas vem dos medicamentos genéricos. Pensando nisso, a média, por mês, de uma distribuidora de porte médio, portanto, pode faturar entre R$60mil a R$100mil. As distribuidoras menores têm uma lucratividade estimada em R$20mil a R$30mil.

É claro que o determinante de todo o sucesso é o atendimento e todas as opções de qualidade que você oferece em seu empreendimento. Tenha isso em mente, antes de fazer qualquer investimento. O importante, portanto, é que o negócio apresente uma imagem positiva para continuar crescendo!

Se você gostou dessas informações, compartilhe a sua opinião e deixe um comentário! Nós desejamos a você muito sucesso e bons negócios!

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Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!