Como montar uma casa de ração

By | março 8, 2019

Você quer saber como montar uma casa de ração? Precisa de ajuda para alavancar seu negócio? Confira nosso post e esclareça todas as suas dúvidas!

Uma casa de ração pode se tornar um negócio muito lucrativo, em vista do números de animais domésticos que encontramos hoje em dia em grandes cidades. Aquela ideia de dar comida para os pets já se tornou meio ultrapassada, e hoje os animais possuem uma alimentação voltada especificamente para eles.

É claro não se trata apenas de vender rações, existem muitos outros serviços que podem ser acoplados ao seu negócio para melhorar sua rentabilidade e deixar seus clientes satisfeitos.

Veja a seguir nossas principais dicas que te ajudarão a saber como montar uma casa de ração. Essas você não pode perder!

Saiba por onde começar!

Se pretende montar uma casa de ração, você deve começar planejando. Como será seu comércio, quais os serviços prestados e até mesmo qual o tamanho do seu estoque. Tudo isso deve ser muito bem pensado.

Esses detalhes influenciam na escolha do local onde pretende montar sua casa de ração, além do prédio em que a mesma estará localizada.

Se a casa de ração que pretende montar for ter um estoque grande, você irá precisar de um espaço maior. Dependendo dos serviços que for oferecer, esse espaço terá que ter um diferencial.

Confira também: Como abrir um pet shop

como montar uma casa de ração

Uma boa localização é importante

Centros comerciais com grande fluxo de pessoas, são uma boa ideia para quem pretende montar uma casa de ração. Porém vale lembrar que nesses locais, os aluguéis costumam a ser bem mais altos, ou seja, podem pesar no seu bolso.

Ao montar uma casa de ração em um determinado lugar, você deve se comprometer a ficar ali por um bom tempo. Afinal seu comércio não vai crescer da noite para o dia, você vai fazer sua clientela aos poucos.

Com isso, se for alugar um estabelecimento, tenha em mente que os valores irão pesar muito, já que você terá que manter um aluguel caro por meses até que seu comércio comece a dar dinheiro. Caso não tenha condições de manter esse aluguel, o melhor a se fazer é procurar um outro local.

Escolha um local que agrade seus clientes

Se pretende agradar seus clientes, é importante ter em mente que precisará de um local em que eles se sintam bem. Pequenos detalhes podem moldar a cabeça de um cliente. Então garanta que seu estabelecimento esteja sempre limpo e bem iluminado.

Cores muito fortes nas paredes e pouco espaço, podem fazer com que um cliente não se sinta bem no seu estabelecimento. E mesmo que não seja sua culpa, isso pode fazê-lo nunca mais voltar.

Escolha bem os móveis

Em uma casa de rações, os móveis utilizados podem fazer muita diferença. Caso seja necessário é interessante contratar uma equipe que trabalha com móveis planejados para te ajudar a maximizar o espaço do seus estabelecimento.

Uma boa ideia é mandar fazer porta rações de duas ou três prateleiras que ao invés de ocupar o espaço de corredores, acabam ficando bem organizadas.

Outra ideia é comprar balcões de vidro, onde os produtos possam ser guardados e fiquem a vista dos clientes

Variedade de produtos

A variedade de produtos é importante, independente do ramo em que pretende trabalhar. Então garanta que seu estabelecimento possa atender desde aqueles clientes mais exigentes até aqueles que precisam de produtos com valores mais acessíveis.

Outro fator que deve levar em conta é que mesmo se tramando uma casa de ração, seu estabelecimento não deve trabalhar apenas com rações. Isso porque existem diversos produtos que podem compor o seu estoque e que serão buscados por seus clientes.

Desde pequenos apetrechos para a diversão de pets, até mesmo produtos para pesticidas, tudo isso é importante. É claro que para investir em certas áreas você vai precisar de um orçamento maior, mas com certeza vai valer a pena.

Contrate um entregador

Frequentemente encontramos pessoas que querem comprar um produto e acabam não levando devido a falta de meio de transporte. Imagine uma senhora que nao tem como carregar um pacote de ração de 20 quilos, mas quer comprá-lo para seu animal de estimação.

Um entregador, com certeza vai te ajudar a abranger um público mais amplo, que more mais longe ou não tenha como ir até o local do seu estabelecimento.

Vale lembrar que dependendo da distância você ainda pode cobrar pelo serviço de entrega.

como montar uma loja de ração

Disponibilize  serviços de banho e tosa

Uma boa ideia para quem quer montar uma casa de ração é disponibilizar os serviços de banho e tosa. Isso principalmente pelo fato de que além de trazer uma rentabilidade, te trará clientes que entrarão com um objetivo mas que acabam comprando seus produtos.

Caso não tenha condições de oferecer esses serviços, uma boa opção pode ser trabalhar com profissionais autônomos que realizam esse tipo de serviço. Mesmo que não ganhe pelo banho ou tosa, os clientes sempre irão comprar algo no seu estabelecimento.

Quer montar uma casa de ração? Disponibilize serviços veterinários

Outro serviço que pode influenciar positivamente em seu negócio é disponibilizar serviços veterinário. Isso principalmente pelo fato de que será um diferencial entre as casas de ração a sua volta. Já que a maioria não investe nessa área devido aos custo.

Ter um veterinário te auxiliando vai te ajudar em diversos aspectos. Quantas vezes não vamos a um estabelecimento e não compramos porque o vendedor não soube explicar como funcionava o produto?

Isso sem contar que esse serviços ainda pode te ajudar de forma semelhante ao exemplo anterior, trazendo clientes com o objetivo de consultar seus pets, mas que acabam comprando algum tipo de produto.

No geral, montar uma casa de ração pode não ser algo nada fácil, já que é exigido um bom planejamento, espaço adequado e até mesmo serviços que você talvez não ofereça. Porém não deve se esquecer de que trata-se de um modelo de negócio que pode se tornar muito lucrativo.

Então se pretende investir nessa área, tenha certeza que irá se dedicar para alcançar seus objetivos.

  • Como montar um pet shop com pouco dinheiroComo montar um pet shop com pouco dinheiro Se você ama animais e quer ser seu próprio patrão, pode sonhar em ter um pet shop. Para saber como montar um pet shop com pouco dinheiro, confira esse guia. Não importa se você está […]
  • Como montar uma loja de parafusos?Como montar uma loja de parafusos? Quer saber como montar uma loja de parafusos de sucesso? Aqui estão algumas dicas importantes, antes de dar início a abertura do seu negócio. Confira, portanto, as oportunidades de […]
  • Como abrir uma óticaComo abrir uma ótica Para abrir uma ótica é necessário ser ou ter um responsável técnico, que pode ser um técnico em óptica, por exemplo. Além disso, é preciso passar por toda a parte de licenciamento do […]
  • Coisas para vender na rua: Ideias que dão dinheiro!Coisas para vender na rua: Ideias que dão dinheiro! Quer saber mais sobre coisas para vender na rua? A ideia de começar a revender produtos ao ar livre na maioria da vezes pode ser uma boa opção e você pode acabar obtendo muito lucro. […]
  • Como montar um laboratório de análises clínicas?Como montar um laboratório de análises clínicas? Quer saber como montar um laboratório de análises clínicas de sucesso? A partir dessas dicas, portanto, você compreenderá quais são as melhores estratégias para divulgação e investimento […]