Como montar um restaurante

By | setembro 17, 2018

Se você quer começar um restaurante, talvez essa seja a hora. Para ajudar você a criar uma receita para o sucesso, preparamos um guia de como montar um restaurante, para garantir que você tenha todos os ingredientes necessários para um negócio de sucesso.

Embora começar um restaurante seja emocionante, também é uma tarefa demorada e uma das empresas mais difíceis de iniciar.

Para ajudá-lo a planejar seu novo restaurante, confira essas dicas.

Escolha um conceito de restaurante

Primordialmente, ao iniciar um restaurante, é importante ter um conceito e uma marca bem definidos. Dessa forma, seu conceito de restaurante deve incluir o estilo de serviço do seu restaurante, a comida que você serve e o ambiente do seu restaurante.

Essa escolha é extremamente importante, já que forma a identidade, a personalidade e a missão do seu restaurante.

De fato, escolher um conceito único específico para o público-alvo que deseja alcançar, é um dos fatores mais importantes na criação do conceito e marca do seu restaurante.

No entanto, existem muitos tipos diferentes de conceitos de restaurante para escolher, ao planejar um novo restaurante.

Leia também: Como montar uma padaria

como montar um restaurante

Antes de escolher um conceito em particular, considere o seguinte:

  • Primeiramente, quem é o seu público?
  • Além disso, qual é a sua faixa de preço?
  • Em seguida, você está pensando formal ou casual?
  • E por fim, você tem um tipo específico de comida em mente que você pode construir uma marca?

Após responder essas perguntas, defina o tipo de conceito do seu restaurante:

Casual Rápido

Esse conceito é de um restaurante um pouco mais sofisticado do que o fast food.

Restaurantes casuais rápidos oferecem pratos descartáveis ​​e talheres, mas a comida tende a ser apresentada de maneira mais sofisticada.

Estilo Familiar

As refeições em estilo familiar, oferecem pratos com preços moderados a partir de menus com uma mistura de pratos clássicos. Esse conceito envolve um ambiente barato e discreto.

Jantar fino

Nesse conceito o restaurante oferece aos clientes o melhor em comida, serviço e atmosfera. É também o tipo de restaurante mais caro que você pode operar.

Café ou Bistrô

Um café é um restaurante que não oferece serviço de mesa. Os clientes pedem sua comida em um balcão e se servem.

Um menu de café tradicionalmente oferece coisas como café, café expresso, doces e sanduíches.

Fast Food

Sem dúvida, fast food é o tipo de restaurante mais familiar para a maioria das pessoas, visto que o serviço de fast food atraiu clientes por sua velocidade, conveniência e preços baixos.

Buffet de restaurante

O conceito de buffet continua a ser uma escolha popular para muitos clientes de restaurantes. Por definição, um buffet é uma refeição em que os hóspedes se servem de uma variedade de pratos estabelecidos em uma mesa. Se você está abrindo um novo restaurante, você pode oferecer um buffet, não apenas para ocasiões especiais, mas também como uma promoção do restaurante.

Defina seu menu

como abrir um restaurante

Qual é a primeira coisa que seus clientes veem e a última coisa que consultam antes de fazer o pedido? O menu do restaurante. Decerto, ele é o material de marketing mais importante do seu restaurante.

O menu não precisa ser completamente projetado, no entanto, você deve ter uma ideia sólida do que servirá no seu restaurante.

Ao criar o menu decida sobre o esquema de cores baseado na sua marca de restaurante.

Além disso, se você realmente está começando do zero, aprenda como precificar seu menu com base nos preços de estoque e percentuais de custo de alimentos.

Outro ponto importante num menu de restaurante é descrever cada prato, em títulos e descrição. Nesse sentido, você pode contratar um copywriter para chegar a descrições de restaurantes de dar água na boca.

Escreva um plano de negócios do restaurante

Infelizmente, muitos donos de restaurantes pulam o passo de escrever seu plano de negócios do restaurante e no fim das contas não entendem o que deu errado no negócio. Mas com um plano de negócios, você terá um plano com treinamento, procedimentos e análises para ter sucesso.

Inegavelmente, ter um plano de negócios completo é essencial se você quer saber como montar um restaurante.

Escolha um local pra montar o restaurante

Ao escolher um local para o seu novo restaurante, pense nos seguintes requisitos:

  • Visibilidade e acessibilidade.
  • Demografia
  • Custos trabalhistas
  • A competição da área.

Como montar um restaurante: autorização e licenças

Para abrir um novo restaurante, você precisará obter várias licenças federais, estaduais e locais:

  • Alvará de funcionamento – Vigilância sanitária
  • Cadastro de Empresário Individual + Documentos da Junta Comercial
  • Fazer cadastro CNPJ da Receita Federal e Inscrição Estadual
  • Alvará de funcionamento municipal
  • Autorização de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Contrate funcionários qualificados

como montar um restaurante de sucesso

Sem dúvida, um passo importante de montar um restaurante é contratar pessoal para realizar o atendimento no seu restaurante todos os dias. Por isso, procure candidatos com experiência anterior e uma capacidade de realizar multitarefas e de trabalhar com rapidez e eficiência.

Além disso, todos os funcionários devem trabalhar bem com os outros e manter a calma sob pressão.

Funcionários necessários para restaurante:

  • Gerente
  • Funcionários para preparação de alimentos
  • Funcionários para lavagem de pratos
  • Profissional de marketing e vendas
  • Contador
  • Funcionário pra serviços de bar

Leia também: Como gerir um restaurante

Anuncie seu restaurante

Sem dúvida, a publicidade é essencial no processo de montar um restaurante. Assim sendo, os potenciais clientes devem ser capazes de encontrar informações básicas sobre o seu restaurante. Abaixo estão algumas dicas para divulgar seu restaurante:

  • Primeiramente, use redes sociais.
  • Em seguida, crie contas no Facebook, Twitter e Instagram para compartilhar notícias, fotos e petiscos sobre seu restaurante.
  • Use fotos e descrições nas redes sociais que comuniquem sua marca.
  • Além disso, crie um site atraente para se restaurante.
  • E por fim, crie promoções para novos clientes.

Aprender como montar um restaurante pode parecer assustador, mas com planejamento detalhado e execução de cada etapa bem sucedida, sua empresa de restaurantes será um sucesso.

  • 7 máquinas baratas que dão lucro7 máquinas baratas que dão lucro Se você está procurando máquinas baratas que dão lucro, este artigo é para você. Sabemos da importância do auxílio para quem está começando um negócio do zero. Para isso, encontrar as […]
  • Como montar uma loja de artesanato?Como montar uma loja de artesanato? As principais informações de como montar uma loja de artesanato estão aqui. Colocando-as em prática, é possível conquistar o tão almejado sucesso para o seu empreendimento. Entenda como […]
  • Como montar uma gráfica rápida?Como montar uma gráfica rápida? Quer saber como montar uma gráfica rápida? Separamos as melhores dicas para você investir com muito sucesso! Compreenda todos os fatores pertinentes para que o seu negócio dê certo! Veja […]
  • Como montar uma loja de presentes?Como montar uma loja de presentes? Quer saber como montar uma loja de presentes de sucesso? Veja as principais dicas para que o seu negócio prospere e siga obtendo bons resultados. Presentear alguém, portanto, é sempre uma […]
  • Como montar uma loja de objetos de decoração?Como montar uma loja de objetos de decoração? Saiba como montar uma loja de objetos de decoração que faça sucesso! As dicas são essenciais para transformar o seu empreendimento em algo gigante, com dedicação e atenção aos pontos, a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *