Como montar um laboratório de análises clínicas?

By | novembro 26, 2019

Quer saber como montar um laboratório de análises clínicas de sucesso? A partir dessas dicas, portanto, você compreenderá quais são as melhores estratégias para divulgação e investimento do seu laboratório. Confira questões importantes e burocráticas que podem ser responsabilidade de um contador, por exemplo.

Feito isso, lembre-se do contrato de funcionários experientes e com as devidas titulações, portanto, para o procedimento necessário diário do laboratório.

como montar um laboratório de análises clínicas
Quer saber como montar um laboratório de análises clínicas? Continue a leitura, abaixo separamos as melhores informações e dicas para te auxiliar a dar início neste negócio!

Dicas de como montar um laboratório de análises clínicas

Umas das principais dicas para dar início a este empreendimento é realizar um plano de negócio, ele vai ajudar você a saber o que entra e sai da sua empresa.

Outra coisa muito importante é contratar profissionais capacitados, pois isso vai fazer com que o seu negócio cresça ainda mais e tenha um destaque muito grande no mercado de trabalho.

Uma coisa muito interessante é saber qual será o nome do seu laboratório, isso chama muita atenção do público e pode atrair mais clientes.

Local para um laboratório de análises clínicas

O local é uma das coisas mais importantes para obter o sucesso que você tanto almeja. Para obter o lucro que você deseja é importante verificar se este local é frequentado por muitas pessoas, afinal, ruas muito movimentadas e que geralmente dão acesso a outras vilas tendem a aumentar a viabilidade do empreendimento.

É muito interessante você analisar se neste local contém um estacionamento para clientes, se as ruas são asfaltadas, se contém uma boa infraestrutura, ponto de transporte público coletivo próximo, uma boa iluminação e ventilação.

Além do mais, a segurança do local é apropriada para abrir um negócio? Contém serviços de polícia, bombeiro e coleta de lixo próximo? Essas são coisas que não podem passar despercebido quando o assunto é a localização.

Outro ponto muito interessante é verificar a concorrência, não é recomendado que isso ocorra, pois disputar com quem já está no mercado de trabalho a mais tempo é muito arriscado

Equipamentos necessários

Antes de iniciar qualquer coisa é muito importante saber quais são os equipamentos que você vai utilizar, já pensou se você abre seu negócio e logo de cara não pode atender o cliente, isto porque não tem o equipamento necessário? Pensando nisso, separamos, portanto, os equipamentos necessários para você dar início ao seu negócio. Confira!

Para a área administrativa, você vai precisar de:

  • Computadores;
  • Impressora;
  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Estantes e Armários;
  • Telefone e fax;
  • Ar condicionado;
  • Máquinas para cartões;
    Poltronas.

Já no laboratório, você vai precisar de:

  • Armários para guardar arquivos de pacientes;
  • Estantes;
  • Gôndolas;
  • Autoclave;
  • Estufa para realizar a esterilização;
  • Agitador orbital;
  • Colorímetro fotoelétrico;
  • Destilador de água;
  • Micro-centrífuga para hematócrito;
  • Microscópio;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Mesas e cadeiras;
  • Ar condicionado;
  • Filtro de água;
  • Cadeiras para realizar a coleta de sangue e vários outros utensílios.

Investimento inicial para abrir um laboratório de análises clínicas

Não podemos dizer ao certo o tanto que você vai gastar inicialmente para montar um laboratório de análises clínicas, já que isso vai variar muito com o tamanho do seu empreendimento e, portanto, os equipamentos necessários. Porém, podemos te informar que o valor não vai ser muito baixo, ele gira em torno de R$200,000.00.

Podemos fazer uma estimativa de que você pode gastar em torno de R$120,000.00 apenas no material básico e a contratação dos funcionários.

Porém, dependendo da localização e até de parcerias que você pode ter com outras instituições voltadas para a saúde, o retorno financeiro pode ser realizado dentro de 2 anos ou menos.

Funcionários

Os funcionários vão ser contratados a critério do empreendedor, porém, é muito necessário que essa contratação ocorra.

Você vai precisar de no mínimo 1 responsável técnico, 2 técnicos e 2 auxiliares de laboratório, 2 atendentes, 1 gerente administrativo e 2 auxiliares administrativos.

Como divulgar um laboratório de análises clínicas?

Além da localização ser sua própria divulgação por ser em um lugar visível e com um fluxo grande pessoas, existem outros meios para realizar a divulgação da sua clínica.

Primeiramente você deve adotar estratégias adequadas como realizar um bom atendimento, e portanto, cuidar da limpeza do laboratório, manter uma equipe adequada, tratar bem os clientes, ter um site moderno, participar de feiras e eventos que estão relacionadas a esse meio.

Outra opção muito boas é criar uma página em redes sociais, lá você pode postar informações em relação ao seu laboratório, como endereço, telefone, promoções, horários e preços. Você também pode confeccionar folders e distribuí-los e locais com muitas pessoas, próximo a hospitais e outras instituições voltadas para a saúde, afinal, lá está a sua clientela.

Como foi dito anteriormente, atender o cliente bem, essa é a melhor forma de divulgação. Um cliente satisfeito vai fazer uma propagando muito boa do seu estabelecimento.

Qual é o faturamento deste negócio?

Esse faturamento, portanto, vai variar muito de acordo com o porte da sua empresa, porém, um empreendedor que contém um laboratório de análise clínica tem um lucro muito grande, ainda mais se contém parcerias com outras instituições que não ligadas à saúde.

Gostou das informações e dicas? Compartilhe conosco a sua opinião e bons negócios!

  • Quanto custa montar uma academia? Dicas para iniciar Quanto custa montar uma academia? Dicas para iniciar  Quer abrir o seu espaço fitness? Saiba quanto custa montar uma academia e todas as dicas para dar início ao seu empreendimento na área da saúde física! Saber quanto custa montar uma […]
  • Como montar uma loja de equipamentos de segurança?Como montar uma loja de equipamentos de segurança? Quer saber como montar uma loja de equipamentos de segurança de sucesso? Veja todas as dicas que preparamos, a seguir. Esse negócio é bastante relevante para quem quer manter-se em […]
  • Como montar uma loja de material de construção?Como montar uma loja de material de construção? Quer saber como montar uma loja de material de construção? Confira as principais dicas, a seguir, e descubra o que fazer para tornar o seu negócio um sucesso! É, de fato, um excelente […]
  • Como montar uma loja de parafusos?Como montar uma loja de parafusos? Quer saber como montar uma loja de parafusos de sucesso? Aqui estão algumas dicas importantes, antes de dar início a abertura do seu negócio. Confira, portanto, as oportunidades de […]
  • Como montar uma loja de importados?Como montar uma loja de importados? Quer saber como montar uma loja de importados? Essas dicas podem te ajudar a conquistar o melhor dos resultados financeiros esperados pelo negócio. Hoje, muita gente procura importados […]
Category: Ideias de Negócios

About Michele Azevedo

Formada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, já foi professora, e atualmente, é dona do seu próprio negócio! É microempreendedora individual e trabalha em casa, usufruindo de todos os benefícios que a independência financeira proporciona!