Como fazer um plano de negócios

By | setembro 18, 2018

Se você sabe o que é um plano de negócios e precisa de um para iniciar e expandir seus negócios, é hora de conferir esse guia de como fazer um plano de negócios.

Escrever um plano de negócios pode parecer um obstáculo difícil, mas não precisa ser assim. Se você conhece o seu negócio e é apaixonado por ele, escrever um plano de negócios e alavancar seu plano de crescimento não será tão desafiador quanto você pensa.

Planos de negócios são documentos que você confere regularmente e atualiza conforme você aprende mais sobre seus clientes, vendas e táticas de marketing que funcionam ou não.

Seu plano define as metas que você gostaria de alcançar e você deve usá-lo para acompanhar o seu progresso e ajustar o curso como você vai. Portanto, confira o que você deve incluir em seu plano de negócios, o que você deve ignorar e os componentes críticos das projeções financeiras.

Lembre-se de que seu plano de negócios é uma ferramenta para ajudar você a construir um negócio melhor. Portanto, cada parte do plano de negócios é importante.

como fazer um plano de negócios

  1. Sumário executivo

O primeiro passo de como fazer um plano de negócios é a criação do sumário executivo. Que é uma visão geral do seu negócio e dos seus planos.

O sumário executivo vem em primeiro lugar no seu plano e é idealmente, de uma a duas páginas. A maioria das pessoas escreve essa parte por último.

Nessa parte do plano de negócios, você apresenta sua empresa, explica o que você faz e expõe o que você está procurando.

É muito comum que os investidores solicitem apenas o sumário executivo quando estiverem avaliando seu negócio. Assim, se eles gostarem do sumário executivo, eles geralmente farão um pedido de um plano completo, uma apresentação de argumentos e outros dados sobre sua empresa.

Como deve ser o sumário executivo:

  • Primeiramente, deve ser o mais claro e conciso possível.
  • Em segundo lugar, deve cobrir os principais destaques da sua empresa.
  • Será, no máximo, de uma a duas páginas.
  • Deve despertar interesse e fazer com que os investidores sintam-se ansiosos para saber mais.
  • E por fim, deve ter a visão geral do negócio em uma frase.
  1. Descrição da Empresa

Esta seção fornece um instantâneo de sua pequena empresa. Isto é, ele contém informações importantes, incluindo seu nome registrado, endereço de local físico, nomes de pessoas-chave na empresa, histórico da empresa, natureza do negócio e mais detalhes sobre produtos ou serviços.

Os investidores não investem em ideias, eles investem em pessoas. O que isso realmente significa é que administrar um negócio bem sucedido se resume à execução. Você consegue realmente realizar o que planejou? Você tem a equipe certa para transformar uma boa ideia em um ótimo negócio?

  1. Objetivos de negócios

A seção de objetivos do seu plano de negócios é onde você descreverá em detalhes, não apenas o problema que está resolvendo, mas também sua solução, com quem planeja vender e como seu produto ou serviço se encaixa no cenário competitivo existente.

Nesse tópico você deve definir claramente os objetivos de sua empresa e deve conter uma estratégia de negócios que detalha como você pretende alcançá-los. Só para exemplificar, ele explica exatamente o que você gostaria de realizar, tanto a curto prazo quanto a longo prazo.

Você também usará essa seção do seu plano de negócios para demonstrar o que diferencia sua solução das outras e como planeja expandir suas ofertas no futuro.

como montar um plano de negócios

  1. Mercado alvo

Para prosseguir no aprendizado de como fazer um plano de negócios você precisa entender sobre quem você busca.

Quem é seu cliente ideal? Seja o mais específico possível, criando personas de compradores para o seu mercado alvo.

Inclua fatores como idade, sexo, nível de renda e localização, mas também inclua informações sobre seus hábitos, outros produtos de que eles gostam e informações sobre seus hobbies, valores e como eles gastam seu tempo.

  1. Produtos e serviços

Nesta seção, você pode detalhar os produtos ou serviços oferecidos ou planejados para oferecer. Deve incluir o seguinte:

  • Uma explicação de como funciona seu produto ou serviço
  • O modelo de precificação do seu produto ou serviço
  • Os clientes típicos que você veicula
  • Sua estratégia de vendas e distribuição
  • Por que seu produto ou serviço é melhor do que o que a concorrência está oferecendo?
  1. Plano de marketing e vendas

Isso é simplesmente uma explicação sobre qual é a sua estratégia de marketing e como você a executará. Portanto, aqui você pode abordar como pretende persuadir os clientes a comprar seus produtos ou serviços.

  1. Análise financeira de negócios

Se você é uma Startup, talvez ainda não tenha muitas informações sobre suas finanças comerciais. No entanto, se você é um negócio já em busca de financiamento, você vai querer incluir declarações de renda ou lucros e prejuízos, um balanço que relacione seus ativos e dívidas e uma demonstração de fluxo de caixa que mostre como o dinheiro entra e sai fora da empresa.

plano de negócios

  1. Projeções financeiras

Sem dúvida, esta é uma parte crítica do seu plano de negócios, se você está procurando financiamento ou investidores. Pois ele descreve como sua empresa gerará lucro suficiente para pagar o empréstimo ou como você obterá um retorno decente para os investidores.

Precisão é fundamental, portanto, analise cuidadosamente suas demonstrações financeiras anteriores antes de dar projeções.

  1. Apêndice

Um apêndice do seu plano de negócios não é um capítulo obrigatório, mas é um lugar útil para colocar gráficos, tabelas, notas ou outras informações críticas que pareçam muito longas.

Se você tem uma patente ou ilustrações do seu produto, é aqui que você deve incluir os detalhes.

Dicas para a execução de um bom plano de negócios

  • Primeiramente, preste atenção ao tom e à duração da sua proposta.
  • Em segundo lugar, certifique-se de que sua proposta seja curta o suficiente para ser lida em uma única sessão.
  • E por fim, certifique-se de usar uma linguagem clara, concisa e simples que evite o jargão da indústria e os termos técnicos.

Em termos de como fazer um plano de negócios, o mais importante é tentar pensar como seu cliente.

Dependendo do objetivo do seu plano, o comprimento e a profundidade de cada seção variarão. Mas, seja qual for a sua motivação, esclarecer sua visão e seus planos o ajudará a medir o sucesso do seu negócio e a manter o rumo conforme sua empresa cresce.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um plano de negócios. Se você já escreveu um plano de negócios e deseja compartilhar algumas dicas, comente abaixo!

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