Como elaborar uma pesquisa de mercado

By | outubro 1, 2018

Uma pesquisa de mercado pode produzir uma riqueza de informações sobre seus produtos e serviços, seus clientes e o mercado em que você opera. Mas você sabe como elaborar uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é o processo de coletar informações que o tornarão mais consciente de como as pessoas que você espera vender reagirão a seus produtos e serviços atuais ou potenciais.

Então, se você está ciente disso ou não, como proprietário de uma empresa, você realiza pesquisas de mercado o tempo todo.

Similarmente, quando você fala com os clientes sobre o seu negócio ou confere os preços dos seus concorrentes, você está conduzindo uma pesquisa de mercado.

O nível de complexidade usado em sua campanha de pesquisa de mercado depende de você, pois a pesquisa de mercado pode abranger uma ampla gama de atividades.

Por que realizar pesquisas de mercado?

como elaborar uma pesquisa de mercado

O objetivo de fazer uma pesquisa de mercado é equipar-se com as informações que você precisa para tomar decisões de negócios informadas sobre:

1 – Produto

Melhore seu produto ou serviço com base em descobertas sobre o que seus clientes realmente querem e precisam. Então, concentre-se em coisas como função, aparência e atendimento ao cliente ou garantias.

2 – Preço

Defina um preço com base em margens de lucro populares, preços de concorrentes, opções de financiamento ou o preço que um cliente está disposto a pagar.

3 – Posicionamento

Decida onde configurar e como distribuir um produto. Portanto, compare as características de diferentes locais e o valor dos pontos de venda.

4 – Promoção

Descubra como alcançar segmentos de mercado (adolescentes, famílias, estudantes, profissionais, etc.) em áreas de publicidade e redes sociais.

Uma pesquisa de mercado pode ajudá-lo a:

  • Entender seus clientes e suas preferências.
  • Descobrir o perfil de seus clientes (localização, idade, sexo, nível de renda, etc.).
  • Criar campanhas de marketing mais eficazes.
  • Encontrar o melhor local de negócios.
  • Identificar oportunidades para crescer e aumentar os lucros.
  • Reconhecer mudanças na demanda.
  • Oferecer novos produtos ou serviços para a nova demanda.
  • Reconhecer e planejar mudanças industriais e econômicas.
  • Mudar o estoque, o preço e os níveis de pessoal conforme necessário.
  • Monitorar a concorrência em seu mercado.
  • Identificar os concorrentes.
  • Reduzir o risco em suas decisões de negócios.

Como elaborar uma pesquisa de mercado?

Primeiramente, é importante estabelecer metas claras para a atividade de pesquisa de mercado que você empreender.

1- Crie personas de comprador

Persona é a representação fictícia do seu público. Sendo assim, para definir a persona é preciso se basear em dados reais, comportamento e características dos clientes.

2 – Converse com seus clientes em potencial

Depois de ter identificado o seu mercado-alvo, ou pelo menos adivinhar quem é o seu mercado-alvo, você precisa falar com as pessoas. 

3 – Descubra se o seu mercado é grande o suficiente

Depois de identificar seu mercado-alvo e validá-lo falando pessoalmente, é necessário fazer uma pesquisa para descobrir se o mercado-alvo é grande o suficiente para sustentar seus negócios.

Pois, se não houver clientes em potencial suficientes para sustentar seus negócios e seus concorrentes, será necessário considerar a possibilidade de alterar sua oferta de produtos ou serviços.

4 – Espie sua concorrência

Agora que você encontrou mais detalhes sobre seu cliente ideal, é hora de descobrir que tipo de estratégias seus concorrentes estão usando para atrair o mesmo cliente.

Assim sendo, graças às ferramentas online fáceis de usar, você pode espionar seus concorrentes sem gastar uma fortuna.

5 – Elabore bem a pesquisa de mercado

Primeiro, mantenha a pesquisa mais curta e simples possível. Em seguida, certifique-se de que seja visualmente atraente e fácil de ler, pra isso faça perguntas específicas.

Além disso, as perguntas devem ser breves e fáceis de entender. Portanto, evite conduzir perguntas com palavras ambíguas ou perguntas difíceis de dar uma resposta.

6 – Documente suas descobertas

A etapa final no processo de como elaborar uma pesquisa de mercado é documentar suas descobertas. Portanto, escreva uma análise de mercado mais formal e faça uma previsão de mercado.

Onde conduzir pesquisas de mercado?

pesquisa de mercado

A web é um bom recurso para perguntas de questionário que podem ser adaptadas para responder às necessidades de pesquisa. Além disso, há também várias empresas que permitem criar e conduzir pesquisas online.

Alguns empresários relutam em pedir a seus clientes que respondam a um questionário por medo de que seus clientes fiquem desconfortáveis ​​ou incomodados com o inconveniente. Mas uma boa maneira de reduzir qualquer estranheza é oferecer aos seus clientes um incentivo para preencher um questionário.

Sendo assim, você pode recompensá-los com cupons ou realizar um sorteio para os clientes que entregarem um questionário preenchido.

Veja os meios para conduzir pesquisas de mercado:

  • Através de mala direta.
  • Por telefone: economicamente viável, mas pode ser difícil alcançar os participantes.
  • Na web ou por e-mail: permite que os participantes completem a pesquisa em seu próprio tempo com pouco esforço e além disso, é economicamente viável.
  • Pessoalmente: entrevistas pessoais ou em grupos, pode ser difícil recrutar participantes.

Confira também: Como fazer um plano de negócios

Conclusão

Através de uma pesquisa de mercado, sua empresa pode aprender muito sobre os clientes, suas necessidades, como atendê-los e como o negócio está indo para atender a essas necessidades.

Se você ainda não realizou uma pesquisa de mercado, e agora que você já sabe como elaborar uma pesquisa de mercado, é hora de iniciar! Pois à medida que seu negócio cresce, quanto mais informações você tiver sobre seu negócio, mais inclinado ao sucesso ele será.

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