Saber como colocar preço em roupas para revenda corretamente é essencial para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Afinal de contas, com um pequeno deslize nos cálculos você pode acarretar no desencadeamento de grandes prejuízos para você.
Dessa maneira, elaboramos um guia super fácil de tudo o que você precisa levar em consideração na hora de precificar as suas roupas. Acompanhe a seguir:
Como colocar preço em roupas para revenda?
A seguir lhe apresentaremos 4 passos simples de como colocar preço em roupas para revenda, porém, lembre-se de sempre considerar todas as variáveis envolvidas com o seu negócio. Isto é, o roteiro abaixo diz respeito a uma forma simplificada de precificação, mas você sempre deverá levar em conta qualquer tipo de gasto que possa “atravessar” o seu caminho empreendedor.
Além disso, é importante que você acompanhe os preços existentes no mercado, a fim de usar como um “norte” para você. Pois sabemos que, embora os produtos possam ser de qualidade, nem sempre todo mundo está disposto a pagar qualquer valor por ele. Porém, discutiremos mais sobre este assunto mais tarde.
Agora vamos ao passo a passo:
1- Leve em consideração o sistema tributário
Primeiramente, você precisará compreender qual é o sistema tributário do seu negócio. Ele pode ser:
- Sistema tributário Super Simples: As microempresas e empresas de pequeno porte podem se enquadrar no sistema Super Simples, onde este trata-se de um sistema de arrecadação única com coordenação da União, dos estados e municípios. A tributação fica da seguinte forma: Comércio: de 4% à 11,61%; Indústria: de 4,5% à 12,11%; Serviços: de 4,5% à 17,42%;
- Sistema tributário de Lucro Real: “Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica”. (Fonte: Portal Tributário);
- Sistema tributário de Lucro Presumido: “O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda – IRPJ, e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido – CSLL das pessoas jurídicas. A sistemática é utilizada para presumir o lucro da pessoa jurídica a partir de sua receita bruta e outras receitas sujeitas à tributação”. (Fonte: Portal Tributário).
2- Calcule todos os seus gastos
Neste passo, tanto os seus custos variáveis, quanto os fixos, devem ser calculados para que façam parte do valor do seu produto. Para isso você pode criar uma tabela simples, no próprio Excel, onde coloque todos os valores referentes à:
- Frete e transporte;
- Embalagem;
- Tempo de precificação;
- Tempo de organização de estoque;
- Variáveis de deslocamento para entregas;
- Taxas de cartão de crédito;
- Aluguel da sala (caso tenha uma loja física, de fato). Aqui você pode incluir valores de água, luz e telefone, por exemplo;
- Entre outros fatores.
3- Forme a primeira categoria de preço
Com todos os dados e valores anteriores bem esclarecidos, é hora de formar a sua primeira categoria de preço. Ou seja, é hora de calcular o preço líquido do seu produto, sem tributação e/ ou desconto.
Para que seja possível chega a este valor, você pode utilizar uma forma simples:
- Preço de venda líquido é IGUAL ao custo DIVIDIDO por um MENOS o percentual da margem. Exemplo: Custo de 100 reais e o percentual da margem é 20%, o PVL será de R$125,00.
4- Preço de tabela
Com o valor anterior bem estipulado, você já poderá criar o seu preço de tabela. Isto é, poderá somar o valor do PVL mais os tributos e gastos fixos e variáveis, além de contar com um valor a mais para o possível desconto que você dará aos seus clientes.
Pesquise o seu público alvo e crie uma persona
Até aqui você já aprendeu a como colocar preço em roupas para revenda. Porém, é importante que você não se feche apenas ao seu resultado. Isto é, lembra quando mencionamos a importância de se atentar para os preços de sua concorrência? Bem como é importante considerar se os seus clientes estão dispostos a pagar o preço estipulado por você? Pois é!
Você precisa ter em mente que, para “ir para frente”, precisará se dedicar ao seu público alvo e a criação de uma persona. Assim você direcionará os valores e todos o seu trabalho de marketing as pessoas certas. Além disso, poderá fazer uma pesquisa mais aprofundada dos seus concorrentes, afinal, não se pautará apenas nos vendedores de roupa. Mas sim, se pautará nos vendedores de roupa que possuem um público parecido com o seu.
E assim poderá trabalhar a sua tabela de preço de uma forma mais assertiva e que realmente impulsione o seu negócio. É por isso que um plano de negócio é tão importante: é ele quem direcionará todos estes insights importantes sobre a sua microempresa.
Pesquise, atualize-se e boas vendas!