Se você chegou até este artigo, você provavelmente quer saber como abrir uma oficina de motos. Afinal, existem diversas legislações, equipamentos e etapas burocráticas que envolvem a criação de um negócio deste tipo. Logo, é bem comum que os empreendedores se confundam.
Porém, não é preciso se desesperar! Ao acompanhar este artigo até o final, você terá noções muito melhores de tudo o que precisa para abrir a sua oficina de motocicletas.
Com o aumento do número de motos nas ruas, a procura por oficinas está cada vez maior. Então, se você quer começar a ganhar dinheiro, investir neste tipo de estabelecimento pode ser a resposta para os seus problemas.
Quer saber como isso é possível? Veja abaixo como abrir uma oficina de motos:
Cuide da parte burocrática
O maior erro dos empreendedores é esquecer da parte burocrática. É comum que as pessoas se empolguem com a ideia de um novo negócio e comecem a investir na compra de equipamentos. Porém, quando chegam na fase legal do processo, eles descobrem que existem várias irregularidades em relação à estrutura.
Antes de começar a montar a sua oficina, é interessante pesquisar sobre todos os aspectos burocráticos que devem ser resolvidos. Afinal, muitas dessas etapas envolvem as prefeituras dos municípios e são essenciais para o funcionamento da empresa.
Por exemplo: para operar, é preciso ter o alvará de funcionamento e um laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros. Além disso, você precisará também solicitar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Para contratar funcionários, deve ser realizado um registro na Caixa Econômica Federal e na Previdência Social.
Depois que todos esses aspectos estiverem resolvidos, você pode passar para a próxima etapa do processo.
Procure uma localização movimentada
Como as oficinas de motos são negócios voltados para os clientes que estão na rua, o melhor a fazer é escolher uma localização com bastante fluxo de motocicletas. Isso significa grandes avenidas e centros comerciais.
A localização é importante tanto para você quanto para os seus possíveis clientes. Imagine dirigir pelas ruas, precisar de uma oficina e não encontrar nenhuma por perto! Se você construir a sua empresa em um local de grande movimento, poderá ajudar esses motoristas que sofrem imprevistos.
Invista em cursos de especialização
Para saber como abrir uma oficina de motos, uma boa ideia é investir em cursos de especialização. Além de entender melhor como gerenciar a sua própria empresa, você pode aprender sobre as particularidades desse tipo de estabelecimento.
Investir em cursos de mecânica voltados para as motocicletas também dá uma ideia melhor de como cuidar desses veículos. A especialização garante a qualidade do seu serviço e transparece muito mais confiança para os seus clientes.
Invista em infraestrutura
Existem alguns equipamentos básicos para construir uma oficina de motos. Dentre eles, podemos citar:
- Multímetro;
- Manômetro;
- Elevador pneumático;
- Scanner para sistema de injeção eletrônico;
- Máquina de limpeza de injetores;
- Alinhamento de chassi.
Esses equipamentos permitem que você ofereça serviços diversos para os motoristas. Quanto mais variada for a gama de serviços que você é capaz de prestar, maiores serão as chances de que a sua oficina seja escolhida pelos clientes.
Essa etapa exige muito planejamento, principalmente no quesito financeiro. É importante que você consiga organizar o seu orçamento para comprar as peças necessárias com tranquilidade.
Além disso, é preciso também considerar o espaço da sua oficina para posicionar bem todos os equipamentos. Contar com uma equipe de planejamento interior pode ser uma boa ideia!
Confira também: Como montar uma oficina mecânica com pouco dinheiro
Monte uma equipe capacitada
Poder contar com uma equipe de profissionais é tão importante quanto ter bons equipamentos à disposição. Afinal, esses funcionários serão responsáveis por ajudar você a cuidar das motos de todos os seus clientes.
Durante as entrevistas de contratação, vale a pena prestar atenção às experiências prévias de cada candidato, perguntar sobre o conhecimento de mercado das motocicletas e até mesmo pedir demonstrações. Dessa forma, você garante os melhores colaboradores para ajudar a gerenciar o seu estabelecimento.
Se você tiver orçamento disponível, com o tempo também é uma boa ideia investir em cursos de capacitação contínua para esses funcionários.
Lembre-se de que o serviço de qualidade aumenta as chances de que os clientes adquiram os seus serviços mais de uma vez e até mesmo indiquem a sua oficina para seus colegas!
Agora que você já tem uma ideia melhor de como abrir uma oficina de motos, chegou o momento de começar a colocar todos os seus planos no papel. Ao abrir um novo negócio, a ajuda de um contador e de pessoas que entendam sobre o funcionamento de empresas pode fazer toda a diferença para você investir o seu dinheiro de forma segura. Boa sorte!
Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!