Quer aprender a como abrir uma barbearia para assim investir neste negócio lucrativo que tem se tornado tendência? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje! Pois nele lhe ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre o processo de abertura de uma barbearia, bem como lhe daremos dicas valiosas para potencializar o seu sucesso neste ramo. Acompanhe a seguir.
Qual o investimento para abrir uma barbearia?
Antes de qualquer coisa, é essencial que você já compreenda qual é o investimento médio para abrir uma barbearia qualificada. Porém, lembre-se que este valor pode ser bastante relativo, uma vez que o mesmo dependerá de:
- Localização do imóvel: Aqui a variação do aluguel ou da compra do imóvel pode variar;
- Equipamentos escolhidos: A nossa dica é que você invista em equipamentos de qualidade, a fim de gerar a melhor experiência possível para os seus clientes. Porém, este valor pode ser variável;
- Especializações: Se você ainda não possui todos os conhecimentos necessários, terá que investir na sua especialização. Logo, este valor pode variar de acordo com a sua experiência.
Além disso, outros fatores também podem interferir no investimento total. Não obstante, a partir de nossas pesquisas pudemos chegar a uma média que fica entre R$12 mil a R$40 mil.
Passo a passo de como abrir uma barbearia
Agora que você já sabe o que considerar na hora de investir em sua nova barbearia, é hora de pensar no processo de construção da mesma. Para isso, atente-se a todos os passos que elencamos a seguir:
1- Quem será o seu público alvo?
Primeiramente, é essencial que você estude quem será o seu público alvo. Sem este tipo de planejamento, torna-se inviável estabelecer os próximos passos para a construção da sua barbearia.
Mas, como pensar no seu público alvo? Bem, basicamente você deverá se atentar para o tipo de persona que você deseja atender. As principais perguntas que você pode utilizar são:
- Qual será o poder aquisitivo do seu público?
- Qual a idade do seu público?
- O que ele gosta de fazer/ comprar?
- Qual é o estilo do seu público?
- Com que frequência o seu público costuma frequentar uma barbearia?
- Qual o nível de preocupação estética do seu público?
- Qual o grau de instrução?
É claro que estas são apenas algumas ideias de questionamentos, e quanto mais você fizer (e afunilar o perfil da sua clientela), mais fácil será estabelecer planos e estratégias para captar estes prospectos.
2- Estude a sua concorrência
O segundo passo de como abrir uma barbearia é justamente estudar a sua concorrência. É aqui, na verdade, que você trabalhará o seu plano de negócio. Você precisa saber o que está sendo oferecido pelas outras barbearias, bem como precisa se atentar para os possíveis “gaps” que as mesmas possam apresentar.
Além disso, é aqui que você poderá compreender o comportamento dos clientes destes estabelecimentos, e assim, terá mais subsídios para elaborar estratégias de marketing que impactem diretamente este público.
3- Pense nos serviços que você oferecerá – e especialize-se!
A partir do momento que você compreende o que é oferecido pelos outros estabelecimentos, bem como já sabe qual é o seu público alvo, é hora de pensar nos serviços que você oferecerá.
Sim, sabemos que você quer saber como abrir uma barbearia para, de fato, ser um barbeiro. Porém, é claro que os serviços não param por aí. Além do mais, foi-se o tempo em que uma barbearia apenas aparava os cabelos masculinos e cuidavam das barbas de fato.
Na verdade, atualmente as barbearias têm se tornado em um verdadeiro ambiente repleto de experiências e possibilidades para todos os clientes. Os serviços oferecidos variam de tinturas, hidratações, cortes, modelagem de barba, entre outras alternativas. Cabe somente a você escolher que tipo de procedimento quer oferecer para os seus prospectos para, apenas a partir disso, buscar a especialização necessária.
Além disso, quando você “fechar” esse leque de possibilidades, será chegado o momento de precificar o seu atendimento. É aí que novamente você deverá se atentar tanto para a concorrência, quanto para a complexidade dos procedimentos e os valores investidos em suas especializações. Lembre-se de não fugir muito do preço da concorrência, mas também não deixe de lucrar por conta disso, ok?
4- Encontre o local ideal para a sua barbearia
A partir de agora você deverá encontrar o lugar e o imóvel ideal para a sua barbearia. Afinal de contas, a localização da mesma estará atrelada diretamente com o sucesso – ou com a falta dele.
Para tanto, procure sempre fazer uma pesquisa de mercado aprofundada, a fim de encontrar os bairros e ruas que mais demonstram interesse por este tipo de serviço. Além disso, visite outros estabelecimentos e compreenda o comportamento dos clientes. Tente observar a frequência de prospectos e esteja sempre um passo à frente de sua concorrência.
Lembre-se ainda que não necessariamente você precisa investir em um lugar no centro da sua cidade, por exemplo. Na verdade, as barbearias tendem a ter muito mais sucesso quando são localizadas em pequenos bairros do que no meio de milhares de outros estabelecimentos de beleza.
Desse modo, encontre a região que mais sofre com o “déficit” deste tipo de atendimento, e encontre o imóvel que mais se enquadre no porte da sua barbearia. Saber como abrir uma barbearia está diretamente atrelado com escolher a melhor localização baseada no interesse dos clientes, e não na visibilidade em si.
5- Cuide da parte legal e burocrática
Feito todos os passos anteriores, é hora de cuidar de toda a parte legal e burocrática de como abrir uma barbearia. Lembre-se de que esta parte é muito importante e imprescindível para que o seu novo negócio dê certo. Não caia na tentação de fazer “por baixo dos panos” apenas para fugir da “demora” da abertura.
Pois sim, sabemos que pode ser um pouco difícil abrir um novo estabelecimento em nosso país, mas não será fugindo das regras impostas que você conseguirá atingir o sucesso. Afinal, cedo ou tarde você terá que lidar com este tipo de cobrança e precisará arcar com as consequências.
Deste modo, procure os órgãos públicos da sua cidade para que você possa saber quais são todos os papéis, documentos e vistorias requeridos no seu município. E assim, comece o seu novo empreendimento com o pé direito!
6- Equipamentos e utensílios necessários
Com tudo pronto, é hora de saber como abrir uma barbearia na prática. Ou seja, é preciso conhecer quais são todas as ferramentas, utensílios e equipamentos necessários para gerar valor, conforto e um bom atendimento.
Para isso, atente-se a nossa listinha:
- Placa de identificação com o nome da sua barbearia;
- 2 lavatórios;
- 3 ou 4 cadeiras de barbeiros;
- Armários e prateleiras para guardar equipamentos;
- Balcão para recepção;
- Computador para recepção;
- Utensílios de escritório (porta lápis, canetas, etc);
- Televisão;
- Espelhos (fixos e manuais);
- Iluminação ao redor dos espelhos;
- Cadeiras para espera;
- Tesouras de corte e para desfiar;
- Máquinas de cortar cabelo;
- Escovas e pentes de cabelo;
- Aventais para os barbeiros;
- Borrifadores de água;
- Espanadores;
- Toalhas;
- Vassouras e pás para ajuntar os cabelos que caírem no chão;
- Tapetes e almofadas;
- Itens decorativos;
- Balcões para apoiar utensílios;
- Secador de cabelo;
- Misturadores para preparar tintura;
- Pinceis para tintura;
- Cosméticos (tinturas, hidratantes, shampoo, condicionador, etc);
- Catálogo de modelos de barbas.
É claro que estas são apenas sugestões do que adquirir para a sua barbearia, e pouco a pouco você encontrará outras necessidades. O importante é sempre estar atento ao que seu cliente lhe pede, para apenas desta forma oferecer a melhor experiência possível.
E agora você já sabe como abrir uma barbearia! Portanto, invista no seu novo negócio e desfrute de resultados incríveis!