Quer saber como trabalhar por conta própria em calçados em consignação para revenda? Neste artigo, vamos lhe apresentar como trabalhar nesta área.
Você sabe o que é a venda em consignação ou como funciona? É basicamente uma empresa fornecedora que deixa os seus produtos para que um revendedor comercialize os comercialize, isso ajuda tanto a empresa quanto o revendedor. Confira, a seguir!
Como trabalhar com calçados em consignação para revenda?
O que diferencia da revenda por catálogo, é o fato da pessoa conseguir provar os produtos, sendo ele roupa, semi-joias, calçados, lingeries e entre outros, isso fará com que a possibilidade da venda se concretizar seja maior, já que a pessoa vai conseguir saber se o produto serviu e se realmente gostou.
Para se tornar um revendedor de calçados em consignação, basta abrir seu próprio negócio ou então vender em sua residência e encontrar uma empresa para enviar a demanda de produtos.
Para a encontrar fornecedores em sua região, você vai precisar frequentar atacadistas e fabricantes. Apesar de ser trabalhoso, se você formar laços com essas empresa será ainda mais fácil de conseguir uma demanda grande para vender.
Uma boa estratégia de venda é conhecer seu estoque, parece óbvio, mas conhecer os produtos que você está comercializando vai te auxiliar e muito. Você vai saber o que vende mais e o que vende menos e vai poder investir nisso.Conhecer as necessidade dos clientes também vai te auxiliar no aumento das vendas e crescer ainda mais.
Equipamentos necessários
Para iniciar esse negócio, você vai precisar encontrar um local próprio. Os equipamentos vão variar de acordo com os produtos que você irá comercializar. Caso você comercialize roupas, você vai precisar de cabides, manequins, computador, impressora, entre outros.
É claro que a empresa vai fornecer os produtos, mas você terá que tomar conta de como esses produtos serão vendidos, por isso a importância do estabelecimento e os equipamentos próprios.
Porém, se você iniciar suas vendas em casa, não terá necessidade desses equipamentos, a menos que você queira.
Vantagens em trabalhar com calçados em consignação para revenda
Existem várias vantagens em trabalhar com calçados em consignação, mas também, podem existir algumas desvantagens. Abaixo separamos algumas vantagens que vão te ajudar. Confira!
Nenhum gasto Inicialmente
Você não terá nenhum gasto, já que quem irá fornecer os produtos será a empresa, você só vai gastar se for revender em um estabelecimento.
Estoque abastecido
Já que você não vai precisar gastar nos produtos, seu estoque sempre estará abastecidos com novos produtos.
Sem atrasos
Já que há interesse na venda dos produtos pelo fornecedor e do varejista, não irá ter atrasos na chegada dos produtos.
Facilidade de acesso
Mesmo que a qualidade do produto seja ótima, é muito mais fácil vender os produtos quando o cliente consegue prová-lo, isso torna a venda muito mais fácil do que se fosse comercializar por um catálogo.
Testar novos produtos
Antes de investir em cada produto, Você pode procurar testar vários deles e ve se ele vai vender bem ou não, assim, se não vender muito bem você pode testar outros produtos.
Visibilidade para a marca
Além das vantagens para os vendedores, as empresas também podem desfrutar dessas. Com a venda de seus produtos em lugares diversificados vai fazer com que a marca seja ainda mais conhecidas.
Aumento de faturamento de ambos
Uma das grandes vantagens das vendas em consignados é o fato do vendedor e a empresa obter um grande lucro, essa parceria vai ajudar a empresa a divulgar sua marca e o vendedor a não gastar muito.
Sem gastos
O fornecedor não irá ter gastos para o divulgar, armazenar. Também não irá se preocupar com a loja física, já que os seus produtos já estarão sendo vendidos por outras pessoas. E também não vai precisar utilizar ferramentas de venda, já que a empresa não vai ficar responsável por ela.
Consumidores
Também existem vantagens para os consumidores, eles terão produtos disponíveis com facilidades, preços razoáveis e garantia nas compras.
Desvantagens em trabalhar com calçados em consignação para revenda
Essas são algumas vantagens em trabalhar com calçados consignados, mas como foi dito, existem algumas desvantagens. Confira!
Estoque parado
Em alguns casos, a empresa acaba enviando uma grande quantidade de produtos ao revendedor, alguns produtos às vezes podem ou não vender.
Dificuldade de controle
Em alguns casos, pode acontecer de o vendedor não conseguir controlar o que está saindo e entrando. Pode existir até um desentendimento entre o fornecedor e o vendedor. A melhor forma de evitar essa situação é anotar todos os produtos que entram e sai.
Contrato
Para que não haja nenhum desentendimento, procure realizar um contrato escrito sobre seus direitos dessas vendas, já que um contrato falado não vai significar nada.
Trabalhar com preços altos
Produtos por resignação costumam ter os preços mais altos do que a revenda efetiva, a empresa realiza esse procedimento para não ter a perda de produtos caso os mesmos seja devolvido para ela.
Arcar com o vencimento
A empresa passa uma determinada data para que os produtos sejam devolvidos. Caso passe desse prazo, não tem como o vendedor fazer a devolução e terá prejuízo.
Demora para a entrega dos produtos
Em alguns casos pode acontecer de o fornecedor demorar para enviar os produtos e você ter que ficar com o os produtos anteriores sem nenhuma novidade. Isso pode prejudicar muito as vendas.
Não ter seus próprios produtos
O vendedor terá que lidar com a demanda que vier, pois não é ele que está fabricando esses produtos. Em alguns casos os produtos não chegam com uma variedade muito grande e isso pode dificultar as vendas.
Qual é o faturamento deste negócio?
Essa é uma questão bem delicada pois o seu faturamento vai variar muito com os produtos que você vai vender e o combinado que você fez com a empresa que está te mandando os produtos. Afinal, você vai receber por aquilo que vender, fique atento a esses detalhes por a venda de sapatos consignados pode gerar um lucro bem grande.
Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião e bons negócios!